A farmacêutica Zodiac optou por uma solução com smartphones com Windows Mobile 5.0
Marcelo Danil - 29/9/2008 - 19:52
Fábio D'Castro/Hype
Escritório móvel: a executiva Renata Rodrigues, da Zodiac, usa o smartphone, livrando-se do trabalho feito em papel.Em inúmeras visitas que fazem a consultórios médicos para apresentar produtos farmacêuticos da Zodiac, os seus 150 representantes de vendas têm de cumprir várias tarefas burocráticas. Uma forma de livrá-los do trabalho feito manualmente, em papel, entre uma visita e outra, e aumentar a produtividade foi o laboratório adotar o smartphone da Elef equipado com o sistema operacional Windows Mobile 5.0.
Os representantes passaram a inserir os dados diretamente na rede do laboratório durante o período em que permanece em espera nos consultórios. Antes, os profissionais anotavam todas as informações em formulários e, no fim do dia, inseriam os dados na rede da Zodiac em um portal web. O processo demandava muito mais tempo, geralmente durante o período que seria destinado ao descanso do trabalhador. "Percebemos que a solução já não atendia às necessidades da companhia e decidimos substituí-la", afirma Rogério Kussano, coordenador da área de TI da Zodiac.
Solução – O primeiro passo foi migrar para uma plataforma de automação mais robusta e flexível, que permitisse a geração de diversos relatórios e a inserção de novos campos em tempo real. Para garantir a adaptação dos funcionários, no princípio a inserção dos dados continuou sendo feita por meio do portal.
Uma vez que os representantes se familiarizaram com a interface e as funcionalidades do novo sistema, a Zodiac deu a largada rumo à mobilidade. Em julho de 2007, começou a pesquisar aparelhos compatíveis com o sistema de automação adotado pela Zodiac, o Sales Force Net, da Close-Up International, e que roda em plataforma Windows. "Inicialmente, consultamos as operadoras para aquisição conjunta do aparelho e do pacote de minutos, mas as condições não eram muito favoráveis", avalia Kussano.
Após analisar diversas opções, a Zodiac escolheu o Elef Check Mate. A duração da bateria, os diversos recursos de conectividade, além da oferta dos smartphones por meio de locação foram decisivos para a escolha. No acordo, a garantia da Elef foi estendida de 12 meses para 36 meses, além da inclusão do seguro contra quebra de display, acessórios e upgrade. Os 150 representantes da Zodiac começaram a usufruir da mobilidade em março deste ano. A partir daí, no momento em que se conecta para a transmissão, o representante também recebe dados atualizados sobre o mercado e os médicos que visita.
Benefícios - Aumento de produtividade, agilidade no atendimento e satisfação dos representantes são as primeiras melhorias percebidas. Hoje, os profissionais conseguem otimizar o tempo, preparar-se melhor para cada visita a médicos e fortalecer a comunicação com os gerentes. O ganho de tempo é aproveitado para as atividades que envolvem comunicação, planejamento e organização.
A solução baseada em plataforma Microsoft também traz benefícios à empresa. "Um dos pontos fortes do Windows Mobile é a integração com o outlook, possibilidade de visualizar a agenda e acesso aos recursos do Messenger", observa Kussano. O executivo observa que a possibilidade de usar os programas do pacote Office e instalar aplicativos como o Acrobat Reader tornam o projeto ainda mais completo, permitindo realizar inúmeras tarefas.
A Zodiac estuda ainda a adoção do Reporting Services, recurso do SQL Server, para a geração automática de relatórios para distribuição à força de vendas. (M.D.)
(Contribuição de Rogerio Kussano)
Marcelo Danil - 29/9/2008 - 19:52
Fábio D'Castro/Hype
Escritório móvel: a executiva Renata Rodrigues, da Zodiac, usa o smartphone, livrando-se do trabalho feito em papel.Em inúmeras visitas que fazem a consultórios médicos para apresentar produtos farmacêuticos da Zodiac, os seus 150 representantes de vendas têm de cumprir várias tarefas burocráticas. Uma forma de livrá-los do trabalho feito manualmente, em papel, entre uma visita e outra, e aumentar a produtividade foi o laboratório adotar o smartphone da Elef equipado com o sistema operacional Windows Mobile 5.0.
Os representantes passaram a inserir os dados diretamente na rede do laboratório durante o período em que permanece em espera nos consultórios. Antes, os profissionais anotavam todas as informações em formulários e, no fim do dia, inseriam os dados na rede da Zodiac em um portal web. O processo demandava muito mais tempo, geralmente durante o período que seria destinado ao descanso do trabalhador. "Percebemos que a solução já não atendia às necessidades da companhia e decidimos substituí-la", afirma Rogério Kussano, coordenador da área de TI da Zodiac.
Solução – O primeiro passo foi migrar para uma plataforma de automação mais robusta e flexível, que permitisse a geração de diversos relatórios e a inserção de novos campos em tempo real. Para garantir a adaptação dos funcionários, no princípio a inserção dos dados continuou sendo feita por meio do portal.
Uma vez que os representantes se familiarizaram com a interface e as funcionalidades do novo sistema, a Zodiac deu a largada rumo à mobilidade. Em julho de 2007, começou a pesquisar aparelhos compatíveis com o sistema de automação adotado pela Zodiac, o Sales Force Net, da Close-Up International, e que roda em plataforma Windows. "Inicialmente, consultamos as operadoras para aquisição conjunta do aparelho e do pacote de minutos, mas as condições não eram muito favoráveis", avalia Kussano.
Após analisar diversas opções, a Zodiac escolheu o Elef Check Mate. A duração da bateria, os diversos recursos de conectividade, além da oferta dos smartphones por meio de locação foram decisivos para a escolha. No acordo, a garantia da Elef foi estendida de 12 meses para 36 meses, além da inclusão do seguro contra quebra de display, acessórios e upgrade. Os 150 representantes da Zodiac começaram a usufruir da mobilidade em março deste ano. A partir daí, no momento em que se conecta para a transmissão, o representante também recebe dados atualizados sobre o mercado e os médicos que visita.
Benefícios - Aumento de produtividade, agilidade no atendimento e satisfação dos representantes são as primeiras melhorias percebidas. Hoje, os profissionais conseguem otimizar o tempo, preparar-se melhor para cada visita a médicos e fortalecer a comunicação com os gerentes. O ganho de tempo é aproveitado para as atividades que envolvem comunicação, planejamento e organização.
A solução baseada em plataforma Microsoft também traz benefícios à empresa. "Um dos pontos fortes do Windows Mobile é a integração com o outlook, possibilidade de visualizar a agenda e acesso aos recursos do Messenger", observa Kussano. O executivo observa que a possibilidade de usar os programas do pacote Office e instalar aplicativos como o Acrobat Reader tornam o projeto ainda mais completo, permitindo realizar inúmeras tarefas.
A Zodiac estuda ainda a adoção do Reporting Services, recurso do SQL Server, para a geração automática de relatórios para distribuição à força de vendas. (M.D.)
(Contribuição de Rogerio Kussano)
Nenhum comentário:
Postar um comentário