quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Comunicação entre funcionários: como calcular custos

Dicas para construir um modelo de cálculo para estimar qual será o custo de comunicação de adicionar ou mover funcionários

Johna Till Johnson, CIO (EUA)
Publicada em 29 de outubro de 2008 às 19h14

Em uma feira de tendências, mencionei por acaso que muitos dos meus clientes com maior visão de futuro criaram “cálculos de comunicação” que os permite prever – com um bom nível de exatidão – quais serão os custos de comunicação de mover ou aumentar o número de funcionários. Digamos que o dono de unidade de negócio quer mudar 5 mil empregados do local A para o local B – como isso afetará os custos?

A primeira questão que me fizeram foi, “Como consigo fazer tal coisa?” Aqui estão as minhas sugestões:

Comece investindo em produtos que possibilitam você identificar de forma exata os fluxos das aplicações pela rede – por tipo, local e usuário. Rastreie ao longo do tempo, para determinar tendências de longo prazo, então você terá a acesso a porcentagem de WAN consumida por cada aplicação.

Enquanto capta essa informação, certifique-se de que está investindo em melhorar o gerenciamento de tecnologia. Certifique-se de que tem conhecimento de quais hardwares e softwares você tem, o que está sendo usado, quais estão ociosos e por quem são usados. Conte tudo: custos de licença por aplicações de comunicação unificada, telefones IP e TDM e, claro, todos os equipamentos e apetrechos de comunicação de dados.

Também audite seus contratos de serviço WAN. Tente encontrar uma métrica consistente de reais por megabytes por segundo para tráficos diferentes e classes de serviço. Em outras palavras, se ainda usa POTS, converta seu tráfico de voz de centavos por minuto para reais por megabytes. Calcule o preço de seu MPLS, linha privada, tráfico de dados ATM da mesma forma (você talvez precise de múltiplos preços, se você paga por diferentes classes de serviço). E não esqueça a wireless – é um componente cada vez mais importante em seus gastos de comunicação.

Descubra quantas pessoas você tem suportando os usuários, e o que estão fazendo. Separe os caras da arquitetura e planejamento dos de suporte direto.

O perfil do usuário é essencialmente um mapa entre a função e os requerimentos técnicos de sua função. A idéia aqui é estar apto a construir de forma justa e direta definições como “um trabalhador de back office administrativo tem as seguintes requisições....e....um desenvolvedor/engenheiro tem as seguintes requisições.

Próxima etapa: construa seu modelo. Atenção para o aumento de funções – lugares onde ao acrescentar um usuário a mais requer elevar um “pipe” de T1 para T3, ou acrescentar um novo servidor ou contratar uma equipe de apoio. Ao final desse exercício, você deve estar apto a estimar os custos de comunicação de cada funcionário muito bem.

Finalmente, vá para a contabilidade. Para aperfeiçoar seu modelo, precisa de dados reais – então compare a estimativa e os custos atuais, e investigue qualquer discrepância. Com alguma interação, poderá identificar onde seu modelo pode ser atualizado.

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