Ontem eu estive no Futurecom 2008 - Expo Transamérica.
Eu fui com dois objetivos em mente. Participar de uma telepresença no stand da Cisco/AT&T e conhecer mais sobre a solução de WAN Acceleration da Cisco (WAAS).
A conexão é feita de forma muito rápida e pode ser agendada através do Outlook. A banda necessária varia de 10Mbps a 20Mbps. A conferência da foto foi realizada numa velocidade de 15Mbps. Outro detalhe interessante é o som. Quando a pessoa posicionada no monitor esquerdo fala o som sai daquele monitor e quando a pessoa do monitor da direita fala, automaticamente nossos sentidos nos fazer virar a cabeça para a direita para ver quem está falando. Esse recurso é realmente muito interessante e contribui no efeito final.
A foto aqui publicada não pode nem de longe transmitir a experiência de participar de uma telepresença. Achei realmente muito interessante!
Existem um hardware que pode ser adquirido em separadamente para permitir compatibilidade com sistemas de videoconferências antigos, que utiliza linhas ISDN ou até mesmo os mais modernos que utilizam IP. Existem algumas desvantagens de se fazer isso, mas é possível. Uma das desvantagens é perder o efeito e a sensação de telepresença. Outra desvantagem que identifiquei foi a limitação de conexões multiponto. Hoje limitado em 12 mas o principal limitador é o tamanho da sala. Para ter 12 sites participando são necessários mais monitores do que uma conexão com 2 sites apenas. Além do efeito e a sensação de telepresensa diminuir. Outro fator é que se queremos conectar muitos sites mas não temos monitores suficientes, não podemos escolher e selecionar quais sites serão visualizados no monitor.
Neste caso entendo que a sala de telepresença, se considerada, deve ser separada de uma sala de videoconferência, ela tem outro propósito, é algo muito mais específico. Não serve para reuniões com muitos sites e que participam muitas pessoas em cada site.
Uma abraço, e até mais!
Luciano Ferrari
Nenhum comentário:
Postar um comentário