Quando o fundo de investimento por trás de Google, Yahoo, YouTube e Apple coloca entre os primeiros slides de uma apresentação sobre a crise econômica um túmulo e uma carcaça de porco, é que a situação é realmente grave.
Caiu na web a apresentação feita pela Sequoia Capital, mais tradicional e importante fundo de investimento para empresas de tecnologia, para afirmar às empresas a quem financiou que se preparem para meses bastante difíceis.
A apresentação tem 56 slides, em uma mistura de gráficos explicitando números nem sempre bons, conceitos básicos sobre o funcionamento do mercado e a explicação sobre a crise imobiliária que incitou a projeção apocalíptica.
Mais interessante que tudo, no entanto, é o conjunto de ações que startups de internet devem considerar seriamente caso não queriam ficar pelo caminho, algo que a Sequoia admite que deverá ocorrer com mais freqüência.
As duas principais: "cortes são necessários" e "necessidade de ter fluxo de caixa positivo". Ou seja, corte os seus gastos e tenha uma fonte de receita para não depender apenas dos diferentes níveis de investimentos, algo que também diminuirá significantemente.
A Sequoia chega a arriscar que não veremos mais empresas levando mais que 15 milhões de dólares em capital de risco.
"Se você é uma start-up que não tem fluxo de caixa positivo, você tem problemas. Se você ainda não pensou em um modelo de negócios, você tem problemas piores ainda", sintetiza a matéria da Fortune citada pela apresentação.
Em palavras mais diretas, a Sequoia deixa claro que, se havia uma bolha em startups de tecnologia nem sempre lucrativas, é acaba de explodir.
Acabou o tempo dos testes - ou as novas empresas de internet caem na real ou vão para casa, como termina a consultoria, de uma maneira pouco corporativa, sua apresentação.
(para fazer o download da apresentação: http://www.docstoc.com/docs/1822343/CEO_ALL_HANDS_10-7-08_FINAL)
Publicado por Guilherme Felitti, às 11h23
Nenhum comentário:
Postar um comentário