sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Como conseguir uma promoção

Veja algumas ações e comportamentos que podem ajudá-o a ascender profissionalmente mais rápido
Katherine Spencer Lee, CIO (EUA)
Publicada em 23 de outubro de 2008 às 18h32

Incertezas no cenário econômico têm feito vários empregadores extraírem o máximo valor dos funcionários já existentes na TI. Conseqüentemente, habilidosos profissionais devem encontrar uma gama ampla de oportunidades para assumir novos desafios e avançar na carreira sem ter que ir além dos muros das próprias empresas. Tirar vantagem dessas circunstâncias, entretanto, requer uma boa estratégia de abordagem.

Se você está interessado em uma promoção, aqui estão algumas dicas para se colocar na melhor posição:

Considere os requerimentos: Não subestime a parte mais crucial da preparação para avançar: ter certeza de que você realmente quer. Além das compensações financeiras, o que dizer das outras responsabilidades? Depois de você ter aprendido mais sobre a nova função, determine quando está preparado para fazer tudo que a posição requer. Uma posição mais alta significa que você precisa fazer política de escritório? Você está confortável em passar de par a gerente caso aceite uma posição de supervisão?

Faça um auto-exame. Antes de você começar uma campanha por uma promoção, avalie honestamente suas habilidades. Você está compromissado com aprendizado contínuo? Quais passos você tomou para manter suas habilidades técnicas em dia? Para promoções em TI, habilidades sociais tais como comunicação e liderança são, geralmente, bastante importantes. Encontre formas de mostrar que as tem, por exemplo, se voluntariando para liderar um projeto ou interagir com funcionários fora da TI.

Fale com seu chefe. Você pode pensar que esse é um conselho óbvio, e que você seria muito receptivo a uma oportunidade de crescimento, mas um gerente muito ocupado pode não estar tão atento às suas aspirações profissionais quanto você imagina. Coloque a discussão pelo ponto: você está pronto para mais responsabilidades, em vez de um título mais bacana ou um salário mais alto. Fale sobre ações específicas que pode tomar, tal como treinamento ou projetos de liderança para encorajar os demais profissionais. Seja receptivo a conselhos sobre áreas que precisam de melhorias. Mais, seu chefe pode não saber a quantidade de projetos em que você se envolveu. Para assegurar que suas conquistas estejam frescas na mente, entregue um relatório mensal que resuma os resultados dos projetos em que vem trabalhando ou que concluiu recentemente.

Observe sua imagem. Pode parecer um assunto superficial, especialmente em TI, mas a forma que você se apresenta no trabalho, incluindo a forma como se veste, pode influenciar suas perspectivas de avanço. Em uma pesquisa realizada pela Robert Half International, 93% dos gerentes disseram que uma pessoa vestida com estilo no trabalho influencia as chances dela ganhar uma promoção; um terço disse que a forma como as pessoas se vestem influencia significativamente as possibilidades de avanços de um funcionário. Sem forçar demais, observe a forma como seu supervisor se veste.

Eleve seu valor. Buscar treinamento em determinada área pode elevar suas possibilidades de ser promovido. De acordo com a pesquisa de Robert Half Technology com CIOs, habilidades técnicas são áreas onde os funcionários de TI poderiam obter mais valor. Considere uma certificação alinhada com as necessidades de sua companhia.

Dê uma mão aos necessitados. Para provar ao seu chefe que você pode lidar com novas responsabilidades, seja voluntário para liderar um projeto ou iniciativa de TI – especialmente uma considerada difícil ou pouco desejada. Tais projetos “problemáticos” são os que geralmente não saem da cabeça de seu gerente. Mesmo se a tarefa não for executada com total perfeição, você ira demonstrar um desejo de responder às demandas para além de sua zona de conforto, uma característica chave para avançar.

Fale. Participe ativamente de discussões no escritório sempre que apropriado. Antes de reuniões, reveja a agenda e prepare alguns pontos de interesse nos tópicos em questão. Também busque oportunidades para ir além de que esperam de você. Por exemplo, você pode oferecer ajuda com a orientação de novas contratações, provendo uma visão mais ampla do departamento de TI e como as pessoas das outras áreas da companhia podem trabalhar com o seu grupo efetivamente.

Faça contatos internamente. Em geral, quanto mais alta a posição, mais você interage e colabora com pessoas de fora da TI. Saia de sua rotina para fazer contatos em outros departamentos. É uma boa forma de praticar suas habilidades sociais e fazer conexões que você pode necessitar futuramente. Obviamente, mesmo que você mereça uma promoção, não necessariamente chegará no momento em que você espera. Tenha também em mente que nem todas as promoções trazem elevação substancial e imediata de crescimento, especialmente em épocas difíceis. Mas ao demonstrar desejo por mais responsabilidade, você vai expandir suas habilidades, aprender a mostrar seu valor e terá maior chance de continuar em ascensão.

Katherine Spencer Lee é diretora executiva da Robert Half Technology, um fornecedor de profissionais de TI para projetos e em definitivo. Robert Half Technology tem mais de 100 locações ao redor do mundo e oferece busca de empregos online em www.rht.com

Nenhum comentário: