quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Como reduzir o estresse da equipe em meio à crise

Este vem sendo um ano tumultuado e os profissionais de TI não estão imunes às fortes emoções do mercado
CIO (EUA)
Publicada em 21 de outubro de 2008 às 19h09

Este vem sendo um ano tumultuado e os profissionais de TI não estão imunes às fortes emoções do mercado. Mas vem impressionando a recente onda de pessimismo. A preocupação das pessoas sobre o futuro das empresas em que trabalham está se intesificando com a sensação de que o mundo está desabando.



Quanto desta preocupação justifica-se?



Não coloque a carroça na frente dos bois. Muitas empresas realmente estão com problemas sérios. Muitas estão com dificuldades em conseguir crédito e uma segunda onda de cortes de orçamentos deve começar. Mais grandes nomes do que você imagina devem entrar na lista das que não conseguem pagar seus funcionários conforme o crédito torna-se mais escasso. Terceiros estão sendo dispensados à medida que os projetos são cancelados e os funcionários estão com medo de serem os próximos. Para alguns, o medo tem fundamento – e encontrar um novo emprego não sera tão fácil como teria sido há um ano.



Mas um significativo número de corporações não estão com problemas. Se você trabalha para uma empresa sem problemas de crédito e cujo mercado está bem, provavelmente seu emprego está a salvo. Uma preocupação a menos. Agora, se você é um gerente de TI, preste atenção ao que está acontecendo com sua equipe. Provavelmente, eles estão estressados com as mesmas dúvidas que você: faturas de cartão de crédito, desempenho dos investimentos pessoais e o futuro de seus empregos.



Uma boa forma de lidar com esse estresse coletivo é trabalhar para evitar corte de custos em sua área. Por exemplo, analise os 20 ou mais projetos que está tocando e foque em apenas alguns: aqueles que trarão redução de custos ou aumento da receita. Esta é uma maneira interessante de manter a verba para investimentos. E quando for levar idéias para o seu chefe, apresente múltiplas abordagens para concretizá-la. Isto dará opções a ele – e aumenta as chances da idéia ser aceita.



Épocas turbulentas são ideais, também, para atividades de limpeza. Com as pressões para redução de custos, você consegue justificar a redução dos níveis de serviço para níveis aceitáveis e mais baratos.



Este é também o momento adequado para pensar sobre o valor que seus fornecedores vêm trazendo para a empresa. Espere ver grandes negócios conforme os fornecedores forem ficando mais desesperados. Apenas certifique-se de que tudo o que você comprar trará resultados para a emrpesa. Não compre só para “aproveitar a promoção”.



Em momentos de crise, é importante mostrar disciplica a respeito do que se pode abrir mão e o que deve ser mantido. Fique firme quando a Microsoft tentar te convencer de uma atualização corporativa para o Vista. Seja forte quando os terceiros tentarem revisar os contratos (aumentando os preços). Diga não aos fornecedores com preços bons demais para ser verdade. Demonstrar habilidades para fazer essas coisas irá ajudá-lo quando você precisar convencer o negócio a aprovar algum outro projeto.



É uma época estressante? Certamente. Mas você pode reduzir o nível de estresse para todos à sua volta se você mostrar que entende os problemas dos outros. E você vai conseguir o que precisa no caminho. Bruce A.



Stewart é CEO da Accendor Research, empresa de consultoria focada em tecnologia e gestão.

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