quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Algumas características são indispensáveis a quem trabalha em tecnologia. Veja as outras 15

CIO (EUA)*
Publicada em 15 de outubro de 2008 às 17h49

Inspirada no artigo “75 habilidades que todo homem deve ter”, a InfoWorld norte-americana criou a lista das trinta habilidades que todo profissional de TI precisa ter. Você já leu as primeiras quinze. Agora, mais quinze para você aprender em quê pode melhorar.

16. Lide com os cabos. Parece fácil, mas não é. Além disso, você vai entender porque instalar um novo servidor não levar cinco minutos – a não ser, é claro, que você simplesmente plugue as duas pontas e deixe o cabo espalhado. Não faça isso – faça o certo. Etiquete os cabos, dos dois lados, e esconda-os direitinho. Isto irá te ajudar a ganhar tempo quando acontecer algum problema.


17. Saiba de cor algumas regras básicas de energia. Por exemplo: um dispositivo que consome 3,5 kW precisa de algumas toneladas de refrigeração para compensar o aquecimento. E eu falo literalmente de algumas toneladas.


18. Gerencie pelo menos um projeto. Desta forma, da próxima vez que o gerente de projetos te perguntar sobre a posição da iniciativa, você vai entender o porquê.


19. Entenda custo operacional x custo de equipamentos. Custos operacionais são os custos para tocar o negócio. Custos de equipamentos são dedicados à compra de ativos e podem ser diluídos ao longo do tempo – digamos, 36 meses. Custos operacionais são, às vezes, melhores; outras vezes, piores. Saiba qual é melhor – isso pode fazer toda a diferença entre um sim e um não.


20. Aprenda os processos do negócio. Ser capaz de promover melhora na forma como os negócios são realizados é uma ótima técnica para ganhar pontos. Você não precisa usar ferramentas sofisticadas; apenas faça algumas perguntas e use o senso comum.


21. Não tenha medo de debater sobre algo que você sabe que está errado. Mas também saiba o momento de parar de argumentar. Existe uma linha tênue entre ter uma boa idéia e ser um chato.


22. Se você tem que levar um problema ao seu chefe, certifique-se de que tem pelo menos uma solução para apresentar.


23. Não existe pergunta burra, então pergunte…uma vez. E então anote para não ter de perguntar de novo. Se você fizer a mesma pergunta mais de duas vezes, você é um idiota (aos olhos dos outros).


24. Mesmo se levar o dobro do tempo para descobrir algo sozinho do que se perguntar para alguém, tente fazer por si mesmo. Você se lembrará da conclusão por mais tempo. Mas se for levar mais de duas vezes o tempo, peça ajuda.


25. Aprenda a falar sem usar acrônimos.


26. Escute sua equipe. Eles sabem mais do que você. Se não, demita-os e contrate pessoas mais inteligentes. Se você acha que não há ninguém mais esperto que você, aposente-se.


27. Se você sabe a resposta, faça as perguntas certas para que sua equipe chegue à solução. Não dê a resposta simplesmente. É dificil fazer isso quando você sabe, por exemplo, como fazer o sistema voltar a funcionar rapidamente e a empresa toda está esperando por isso. Mas valerá a pena no longo prazo. Afinal, nem sempre você estará disponível.


28. A primeira vez que alguém faz algo errado não foi um erro, mas uma experiência de aprendizado. Na próxima vez, dê uma bronca. E lembre-se: todo dia é uma nova chance para um empregado aprender algo. Certifique-se de que eles aprenderão algo interessante para a empresa e não que existe um emprego melhor logo ali.


29.Sempre dê às pessoas mais trabalho do que você acha que elas são capazes de fazer. As pessoas podem dizer que você está sendo maluco, mas todo mundo precisa de algo para reclamar mesmo, então torne isso mais fácil. Além disso, não há nada pior do que olhar no relógio às duas da tarde e pensar “não tenho nada para fazer”. Assim, sua equipe não terá esse problema…

30. Roscas são feitas para parafusos. Se alguém trabalha muito bem em equipe, mas não funciona tanto sozinho, mantenha-o como parte do time.


Richard Casselberry, InfoWorld

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