terça-feira, 7 de abril de 2009

Redes sociais: corporações esbarram em questões técnicas e comportamentais

Entre os problemas enfrentados pelos executivos de TI em relação à adoção dos projetos estão questões de métricas de produtividade, políticas e controles, papéis e responsabilidades, modelos de participação dos empregados e cultura dos usuários

ComputerWorld/China
Publicada em 06 de abril de 2009 às 14h29


Mesmo que já apontadas como uma tendência da qual as empresas não podem fugir, as redes sociais ainda estão longe de ser uma realidade em grande parte das companhias do mundo. De acordo com levantamento realizado pelo Burton Group - consultoria norte-americana de negócios e TI -, os CIOs e outros responsáveis pela implementação dessas iniciativas de colaboração ainda enfrentam dificuldades técnicas e comportamentais na busca pelo sucesso desses projetos.

Segundo a pesquisa, até mesmo companhias que têm negócios voltados à inovação continuam tendo um notável nível de incerteza em relação ao uso das redes sociais. O estudo ainda aponta que as questões gerenciais são os maiores desafios das organizações que pretendem fazer uso das iniciativas.

Entre os problemas enfrentados pelos executivos de TI estão questões de métricas de produtividade, políticas e controles, papéis e responsabilidades, modelos de participação dos empregados e dinâmicas culturais.

Ainda de acordo com o Burton Group, o núcleo do problema também está na falta de conexão entre rede social e a cultura corporativa tradicional. As iniciativas de colaboração precisam ser vistas menos como uma questão tecnológica e mais como uma ferramenta de negócios. Para isso, é necessária uma mudança de comportamento, afirmam os especialistas.

Pelo diagnóstico da consultoria a adoção das redes sociais nos negócios será lenta. Muitas companhias não implementarão projetos relacionados ao tema até que consigam enxergar claramente os benefícios alcançados por outras empresas.


Robert Clark, editor da Computerworld, da China

Nenhum comentário: