segunda-feira, 16 de março de 2009

Cisco declara guerra à HP

Por Camila Fusco 16/03/2009 - 12:11

Ok, o título pode parecer exagerado, mas em termos de competição é exatamente o que a Cisco promete fazer. A companhia lança hoje uma linha própria de servidores, desenvolvida em segredo ao longo dos últimos dois anos e com alvos bem claros: as máquinas da HP.

Em entrevista ao Wall Street Journal, a diretora técnica da Cisco, Padmasree Warrior deu o tom de como será essa briga. "Vamos competir com a HP. Não quero mascarar isso. Existem fronteiras a mudar em relação a quem você concorre e com quem você firma parcerias", disse.

As duas companhias já foram parceiras muito próximas de negócios para o segmento corporativo, mas com o passar do tempo cada uma optou por seguir carreira solo no desenvolvimento de novos sistemas. Até que se tornaram rivais declaradas. O lançamento dos servidores blade deve apenas apimentar essa convivência. Recentemente, as brigas entre ex-parceiros se tornaram mais acirradas no mercado de tecnologia, como mostra o WSJ. A HP desafiou a supremacia de serviços de TI da IBM ao comprar a EDS no ano passado. A Microsoft mira o Google com suas investidas no Yahoo. A Sun Microsystems está se movendo em direção ao software, para brigar com a gigante Oracle.

A Cisco mudou substancialmente sua estratégia de negócios desde o início da década. A companhia, que nasceu em 1984, cresceu expressivamente durante a época da bolha vendendo roteadores e switches, entre outros equipamentos de rede. Nos últimos anos, esses equipamentos desaceleram na composição da receita, dando lugar a novas áreas como redes wireless e comunicação unificada, na era 3.0, como diz seu CEO, John Chambers.

Nenhum comentário: