quinta-feira, 12 de março de 2009

Demanda em alta: gerente de relacionamento em TI

Esse profissional tem a missão de quebrar as barreiras existentes entre áreas de negócios e o departamento de tecnologia da informação

Rodrigo Afonso, repórter do COMPUTERWORLD
Publicada em 09 de março de 2009 às 12h1

A batalha entre as unidades de negócios e de tecnologia da informação das empresas já representa uma questão quase histórica. O relacionamento entre as áreas é difícil graças à discrepância de pensamento. Assim, enquanto os profissionais da tecnologia abusam da linguagem técnica, as pessoas de áreas de negócios têm certa dificuldade em explicar a demanda de uma forma prática.

Com o cenário, alguns profissionais passaram a ser destacados para realizar essa interface. Esta pessoa deve compreender bem de questões técnicas, mas precisa ter habilidades melhores ainda para entender o business da empresa e relacionar a ele as demandas por tecnologia.

Segundo Ione de Almeida Coco, analista do Gartner, o melhor gerente de relacionamento é aquele com formação tanto em cursos de tecnologia quanto de negócios. No entanto, como este perfil é muito difícil de ser encontrado, o profissional geralmente tem formação muito boa em negócios e conhecimento suficiente de tecnologia.


“Quem é formado em tecnologia tem uma tendência a usar funções tecnológicas para resolver todos os problemas. Esse é um fator que pode complicar a negociação. Aquele formado em negócios, no entanto, consegue reunir uma visão geral das duas áreas”, afirma Ione.


Conheça profissionais da área
Christiano Hage é gerente de desenvolvimento de negócios da consultoria de TI Altran, mas na prática ele gerencia relacionamento interno entre departamentos de negócios e de tecnologia e entre técnicos da empresa e clientes. “Internamente, é um trabalho mais reativo. Converso com áreas de negócios para identificar problemas e demandas e procuro deixar o pessoal de tecnologia bem alinhado com as reais necessidades”.

Hage também trabalha com clientes, atividade que julga ser mais pró-ativa. “Muitas vezes algumas empresas poderiam otimizar seus negócios com determinados tipos de soluções, mas não sabem disso. Meu papel é mostrar essa necessidade dentro da estratégia da empresa”, explica Hage.

Renato Müller, diretor de relacionamento da Linx, cuida de uma equipe inteira de gerentes de relacionamento. Segundo ele, são profissionais que devem estar o tempo todos atentos à necessidade dos clientes. “Uma de suas atribuições é identificar demandas e mostrar que soluções já existentes podem atendê-las”, assinala.

Para Müller, o gerente tem de ter muito conhecimento dos negócios dos clientes, capacidade de relacionamento e de geração de empatia, além de agilidade, pragmatismo e excelente conhecimento das soluções. “Além disso, deve desenvolver uma boa capacidade de liderança, pois precisa fazer a articulação com diferentes perfis de profissionais”, completa.

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