Além de focar em projetos de curto prazo, CIOs devem abandonar tarefas relacionadas a SLAs, reavaliar estrutura de storage, apostar em virtualização e eliminar redundâncias e sistemas legados desnecessários
Dan Tynan, InfoWorld
Publicada em 18 de março de 2009 às 08h00
Tempos difíceis exigem atitudes extremas. Mesmo para aqueles CIOs que não tiveram os orçamentos afetados por conta da crise, há uma exigência comum nas organizações: que todas as áreas façam mais com menos recursos.
O corte de pessoal, normalmente, aparece como a primeira e única opção aos CIOs que precisam adequar-se à nova realidade. Mas, embora não seja simples, há outras saídas para reduzir custos de TI sem dispensar membros da equipe. Seguem aqui algumas dicas de como alcançar esse objetivo:
1. Transforme achismos em números: calcule o quanto de recurso financeiro e pessoal é necessário para manter sua infraestrutura funcionando de forma eficiente. No caso de ter mais funcionários cuidando dessa parte operacional do que deveria, selecione os mais eficientes e aloque os demais na execução de outras tarefas – certamente haverá algum gargalo para ser resolvido e esses colaboradores poderão ajudar. Além disso, avalie todos os projetos da área e selecione apenas os mais importantes para continuar em pauta.
2. Foque em projetos de curto prazo: por muito tempo, os CIOs foram orientados a pensar estrategicamente no futuro da área, desenvolvendo assim muitos projetos de longo prazo. Porém, para grande parte das companhias, a necessidade atual é superar a crise. Nesse cenário, as empresas precisam de programas com retornos imediatos, capazes de melhorar, agora, os resultados corporativos.
3. Não perca tempo com SLAs: para lidar com solicitações tecnológicas das áreas de negócios, muitas vezes os CIOs ficam em situações inconvenientes, em que negar um pedido pode ser considerado rude. Por isso, o executivo de TI deve nomear um funcionário específico como responsável pela avaliação das solicitações de suporte. Além de evitar mal-entendidos, essa iniciativa deixa o CIO com mais tempo livre para tratar de assuntos estratégicos da organização.
4. Avalie sua estrutura de storage: mesmo que suas necessidades de armazenamento estejam aumentando, é normal que o momento não seja adequado a novos investimentos. Para otimizar a operação sem muitos gastos, avalie o quanto do data center está sendo utilizado e elimine arquivos que não sejam estritamente necessários. No caso de a empresa possuir estrutura virtual de storage, reveja o contrato e negocie melhores condições de pagamento com o fornecedor.
5. Adote os padrões abertos: investigue os benefícios e riscos que o open source pode trazer ao negócio e avalie em quais áreas eles seriam eficazes e não representariam grandes brechas de segurança à empresa.
6. Virtualize: aposte na virtualização de, pelo menos, uma parte de seu data center. A mudança trará economia de energia, manutenção de hardware e menor ocupação de espaço físico.
7. Limpe a casa: crises são boas oportunidades para acabar com redundâncias e sistemas legados desnecessários. Identifique as aplicações que não são utilizadas e ainda ocupam espaço em sua infraestrutura e elimine-as.
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