Publicada em 14 de novembro de 2008 às 08h50
Seattle – Além de propor sugestões, internauta pode votar nas idéias que acha mais importantes.
Barack Obama, o presidente recém-eleito dos EUA, nem mesmo escolheu o nome da pessoa que vai assumir o cargo de Chief Technology Officer (CTO) norte-americano, mas um site já está recebendo sugestões para o setor.
O site para o CTO de Obama traz algumas sugestões, como “garantir a privacidade e abolir o ato patriótico” e “abolir o Digital Millenium Copyright Act (DMCA)”, para fazer uma reforma nas atuais leis de direitos autorais norte-americanas. Por enquanto, a idéia mais votada é “garantir que a internet seja amplamente acessível e neutra”.
Cada internauta tem 10 votos, que podem ser distribuídos de acordo com as idéias que mais lhe agradarem. Não é um sistema preciso, mas permite ter uma idéia dos assuntos que são importantes para a população norte-americana. Por enquanto, o site não checa o endereço IP dos computadores e mesmo pessoas que estão fora dos EUA podem votar nas idéias que mais lhe agradam.
O site é administrado pela Front Seat, empresa de Seattle que não tem nenhuma associação com a equipe de transição criado por Obama. A página web foi divulgada por e-mail para poucas pessoas. Rapidamente, porém, o site se espalhou, o que pode indicar um forte interesse da população em participar do governo, disse Mike Mathieu, fundador da Front Seat.
Obama disse no ano passado que seria o primeiro presidente a nomear um CTO - ou secretário de Tecnologia – para os EUA. Especulações indicavam que essa pessoa poderia ser Eric Schmidt, Chief Executive Officer (CEO) do Google. Schmidt, porém, descartou assumir um cargo governamental antes mesmo de ser oficialmente convidado. Outro nome cotado é o de Steve Ballmer, CEO da Microsoft, mas Obama não tem falado publicamente sobre o assunto.
Nancy Gohring, do IDG News Service, em Seattle
Nenhum comentário:
Postar um comentário