sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Programador revela recursos do Windows 7 escondidos pela MicrosoftPor ComputerWorld/EUA

Publicada em 12 de novembro de 2008 às 10h20
Atualizada em 13 de novembro de 2008 às 09h25

Framingham - Programador conseguiu acessar recursos do Windows 7 que só funcionários da Microsoft tinham permissão e liberou código em blog.

Um programador revelou diversos recursos ainda não finalizados do Windows 7 que a Microsoft estava escondendo dos usuários que receberem a versão alfa em duas recentes conferências de desenvolvedores.


Rafael Rivera, desenvolvedor de uma empresa de softwares de segurança dos EUA, postou em seu blog uma ferramenta apelidada de "Blue Gadge" que modifica nove arquivos de sistema no Windows 7, incluindo o "explorer.exe" e "Shell32.dll". A ferramenta remove a proteção que a Microsoft incluiu na versão alpha para esconder recursos não-finalizados.

A ferramenta de Rivera - disponível para download em seu blog - permite o acesso à nova barra de tarefas do Windows 7 - um recurso que a Microsoft promoveu fortemente na Professional Developers Conference (PDC) em outubro - bem como outros trechos do sistema operacional, como o desktop multi-touch e dinâmico que extrai imagens de feeds da web.

O nome da ferramenta (Blue Gadge) é um a referência à cor do crachá que apresenta o nome dos empregados da Microsoft em tempo integral. De acordo com a análise de Rivera, o Windows 7 checa o nome dos usuários permitidos e então libera os recursos, ao reconhecer que aquele é um funcionário. Isso ocorre porque o Windows 7 está sendo testado internamente na empresa.

O Windows 7, que foi chamado de "Vista melhorado" pelo CEO Steve Ballmer, deve chegar ao mercado entre o final de 2009 e início de 2010. Apesar de poucas pessoas terem recebido a versão alpha do sistema, cópias do Windows 7 vazaram na internet poucas horas após ser distribuído no PDC.

Gregg Keizer, editor da Computerworld, dos EUA

Nenhum comentário: