Por Computerworld/EUA
Publicada em 17 de novembro de 2008 às 07h00
Framingham - Por que iPod se chama iPod? E de onde saiu a idéia de chamar um celular de amora (BlackBerry, em inglês)? É o que vamos contar.
Ter uma grande idéia para um produto novo ou serviço é apenas metade do trabalho de lançar alguma coisa hoje em dia. Criar um nome interessante para esse produto é uma tarefa pra lá de complicada. Afinal, os nomes precisam ser originais, criativos e não podem, entre outras coisas, ser descolados demais nem ofensivos a um determinado grupo.
Os desenvolvedores dos 10 produtos abaixo sabem bem disso. BlackBerry, iPod, Firefox, Twitter, Windows 7, ThinkPad, Android, Wikipédia, Mac OS X e os novos felinos de cada versão, Red Hat Linux... cada uma dessas empresas teve boas sacadas ao nomear seus "bebês" e tiveram também um pouco de sorte com suas escolhas. Veja abaixo a história por trás dos nomes desses produtos.
iPod
Durante o desenvolvimento do tocador de músicas da Apple, Steve Jobs detalhou sua estratégia: o iMac seria uma central para outros aparelhos. Vinnie Chieco, um redator free-lancer contratado para ajudar a batizar o novo produto, criou uma pequena obsessão com o fato de o objeto ser lançado em 2001 - mesmo ano do clássico filme de Stanley Kubrick.
A frente completamente branca do aparelho reforçou a conexão entre o produto e o filme. Chieco acabou chamando o tocador de música de pod, em homenagem à frase "Open the pod bay door, Hal" ("Abra a porta do compartimento, Hal", em tradução livre). A letra "i", minúscula, usada no iMac foi o toque final para indicar que o produto fazia parte da linha Apple.
Publicada em 17 de novembro de 2008 às 07h00
Framingham - Por que iPod se chama iPod? E de onde saiu a idéia de chamar um celular de amora (BlackBerry, em inglês)? É o que vamos contar.
Ter uma grande idéia para um produto novo ou serviço é apenas metade do trabalho de lançar alguma coisa hoje em dia. Criar um nome interessante para esse produto é uma tarefa pra lá de complicada. Afinal, os nomes precisam ser originais, criativos e não podem, entre outras coisas, ser descolados demais nem ofensivos a um determinado grupo.
Os desenvolvedores dos 10 produtos abaixo sabem bem disso. BlackBerry, iPod, Firefox, Twitter, Windows 7, ThinkPad, Android, Wikipédia, Mac OS X e os novos felinos de cada versão, Red Hat Linux... cada uma dessas empresas teve boas sacadas ao nomear seus "bebês" e tiveram também um pouco de sorte com suas escolhas. Veja abaixo a história por trás dos nomes desses produtos.
iPod

A frente completamente branca do aparelho reforçou a conexão entre o produto e o filme. Chieco acabou chamando o tocador de música de pod, em homenagem à frase "Open the pod bay door, Hal" ("Abra a porta do compartimento, Hal", em tradução livre). A letra "i", minúscula, usada no iMac foi o toque final para indicar que o produto fazia parte da linha Apple.
BlackBerry

A inspiração para BlackBerry veio do teclado do aparelho, que segundo uma pessoa da equipe da Lexicon parecia com pequenas sementes. A empresa pensou em vários nomes de frutas, como morango e melão, mas o que venceu foi a blackberry (que significa amora silvestre), por causa da cor do aparelho.
Firefox

Sendo assim, os executivos da Mozilla rebatizaram o navegador de Firefox, que é um nome alternativo para o panda vermelho. A explicação? "É fácil de lembrar, soa bem e é único. Nós gostamos", disseram os envolvidos na criação do produto. E ninguém havia escolhido.

Windows 7

ThinkPad

Android

Wikipédia

Mac OS X

Red Hat Linux

Além disso, Ewing dava aos seus projetos em computação os nomes Red Hat 1, Red Hat 2 e assim sucessivamente. Quando ele começou a trabalhar com código aberto, decidiu que sua versão do sistema operacional chamaria Red Hat Linux. E assim ficou.
Thomas Wailgum, editor da CIO, em Framingham
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