:: Da redação
:: Convergência Digital :: 08/03/2010
A Cisco Systems vai parar de desenvolver e fabricar as estações de rede WiMAX para concentrar-se nas redes IP (Internet Protocol).
“Após uma recente revisão dos nossos negócios sobre o WiMAX, onde fora anunciada a decisão de interromper a concepção e comercialização de novas estações de bases, decidimos anunciar um plano de apoio para a transição dos clientes existentes”, reportou o porta-voz da Cisco, Jim Brady.
Em outubro de 2007, a Cisco anunciou a compra da Navini Networks, uma das pioneiras no mundo WiMAX, por US$ 330 milhões. À época, a aquisição colocou a titã de redes num patamar competitivo com empresas como Motorola, Samsung e Nokia Siemens. A compra endossava ainda os planos no mundo WiMAX da fabricante.
Mas como o WiMAX não decolou como o esperado e, ao mesmo tempo, começa a ter a concorrência direta do LTE, a 4G, a Cisco decidiu sair da disputa pelo mercado de acesso e se concentrar no de infraestrutura, respaldada pelas soluções da Starent Networks, recém-adquirida por US$ 2,9 bilhões.
A decisão da Cisco de abandonar do mercado de acesso WiMAX não surpreendeu aos analistas de mercado. Segundo eles, a Navini era uma ótima empresa para ser comprada, mas muito provavelmente não pela Cisco, mas de qualquer maneira, observam que o fato de ela ter ficado sob o guarda-chuva da titã, incentivou o mercado a apostar na área. Tanto que hoje disputam neste segmento empresas como Huawei, Samsung, Motorola e outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário