É pessoal,
Todos que me conhecem sabem muito bem que eu não podia esperar o momento em que o jetpack fosse desenvolvido e disponível para nos livramos desse trânsito caótico de São Paulo. E a Martin Aircraft lançou o Jetpack conforme essa notícia abaixo. Bom proveito!
Luciano Ferrari
Paula Rothman, de INFO Online
Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010 - 10h58
SÃO PAULO – Empresa da Nova Zelândia cria propulsor a jato individual que faria você voar por cima de qualquer congestionamento.
Com 200 cavalos de potência, ele viaja a 96 km/h, chega a 2,3 km de altitude e faz 48 km com um tanque de combustível.
O Martin Jetpack começou a ser comercializado agora, embora a empresa Martin Aircraft tenha lançado o produto no meio do ano passado. A expectativa é chegar a 500 jatos vendidos ao ano.
Na verdade, a empresa explica que o nome do produto não se encaixa na definição científica de propulsão a jato, pois usa dois ventiladores para levitar. No entanto, como as pessoas costumam associar dispositivos combustíveis com formas como esta ao nome “jetpack”, decidiu-se por seguir o senso comum.
Movido a gasolina, com 1,5 por 1,6 metros, o Martin Jetpack possui dois controles, um em cada mão: altura e manobras de um lado, guinada e controle da válvula de outro. Entre os itens de segurança, o principal é um para-quedas especial, que funciona baixas altitudes.
Vale ressaltar que ele não é nem um pouco ecológico, pois queima 37 litros de gasolina por hora, cerca de cinco vezes mais do que um carro comum.
Devido ao porte do produto, a maioria dos países não exige licença para que ele seja pilotado, mas e empresa, no entanto, exige que o proprietário faça um curso de treinamento. Os primeiros 10 compradores o farão na Nova Zelândia.
Aos interessados, é preciso um pouco de paciência: após a encomenda, leva cerca de um ano para seu propulsor ficar pronto. Ele custa em torno de 50 mil libras, e é necessário fazer um adiantamento na encomenda, pagar parcelas mensais e o restante na entrega do produto.
Outro detalhe importante: é preciso estar relativamente em forma, pois o aparelho só comporta pilotos entre 63 kg e 109 kg.
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