quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

TI Verde - Quatro formas de economizar energia e dinheiro em data centers

Veja algumas dicas para poupar eletricidade, seja com ajuda de profissionais ou com a virtualização de servidores.

Por Computerworld/EUA
27 de janeiro de 2010 - 08h00

Na era da consolidação e virtualização de servidores, uma das prioridades das empresas tem sido encontrar maneiras de reduzir o consumo de energia elétrica de seus data centers. A COMPUTERWORLD americana separou quatro dicas que podem ajudar as áreas de TI a economizar não só energia como investimento. Confira abaixo:

1- Consolidação por virtualização: economia de 15%
Unificar servidores usando virtualização reduz o número de equipamentos físicos e economiza energia, mas não tanto quanto você pode pensar. Por quê? Uma razão simples é a que servidores com configurações mais pesadas tendem a usar mais energia do que os que eles substituem. O que é necessário para obter economia em um projeto desses? O vice-presidente da Terremark, Ben Stewart, acredita que é possível cortar em cerca de 15% os gastos de energia reduzindo espaços nos data centers, por exemplo.

2- Servidores de alta densidade? Espalhe-os.
Esses servidores podem melhorar o desempenho, mas nem sempre são a melhor solução para o data center quando a redundância, a distribuição de energia, o esfriamento e o espaço são levados em conta. Sem querer, você pode ficar sem energia e com um espaço sem ocupação. Ao ampliar a densidade também se aumenta o suporte, que pode não ser tão necessário se tudo está espalhado.

3- Quando falamos de gastos com esfriamento, sempre há algo que se assemelha a "almoço grátis"
Um data center bem localizado, em regiões específicas, como o noroeste do pacífico ou no Canadá, pode diminuir ou eliminar custos de resfriamento em boa parte do ano. Isso porque eles contêm dispositivos que usam o frio externo ao invés de manter partes ligadas para se manter resfriado.

4- Se você precisa de ajuda profissional, peça.
Se você está rodando um data center antigo e não sabe por onde começar - ou mesmo se acha que sabe -, contrate uma consultoria. Um consultor de fora consegue olhar onde é possível diminuir gasto de energia em mais de um terço, por exemplo.

Nenhum comentário: