quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Lessig, Mitnick e Rosenberg: por quê ver as atrações internacionais?


Para inaugurar o Campus Blog 2010 do IDG Now!, indicamos os motivos pelos quais você deve parar o que estiver fazendo e ir para o palco principal acompanhar as palestras dos três maiores nomes internacionais da edição deste ano da Campus Party.

Larry Lessig – O professor Lawrence Lessig chega à Campus Party Brasil 2010 com status de principal atração internacional pelo seu envolvimento na tentativa de encontrar novos caminhos para recompensar autores em ambiente digital.

Em 2001, o professor da Stanford Law School fundou o Creative Commons, sistema de licenças que flexibilizava o direito autoral dando permissão automática para que vídeos, músicas e outros conteúdos fossem manipulados e redistribuídos sem sofrer as rígidas limitações do copyright.

A atuante participação de Lessig nas discussões sobre direito digital lhe conferiram projeção internacional e o papel de líder entre os ativistas que aventam novas formas de aplicar mecanismos de proteção ao autor online.

As ideias de Lessig podem ser aprofundadas nos quatro livros que o advogado publicou desde 2000, onde propôs conceitos como a “cultura livre” e detalhou os meandros de uma economia baseada na mistura de diferentes conteúdos, o remix.

Sem qualquer surpresa, versões digitais dos livros, licenciadas sob Creative Commons, podem ser baixadas gratuitamente do site do professor e advogado.

Lessig fará uma palestra no palco principal da Campus Party Brasil 2010 na sexta-feira (29/1) e ainda tem planos de realizar encontros com campuseiros das áreas de Blog e Software Livre no decorrer do evento, segundo a organização.
Kevin Mitnick – Vale a pena guardar um tempinho para ouvir o que Kevin Mitnick tem a dizer na Campus Party Brasil 2010 por um simples motivo: foi ele o responsável por levar ao imaginário popular a ideia de que é possível ser um criminoso e faturar com isto sem sair da frente do computador.

Ainda que outros programadores e geeks tenham sido presos e cumprido penas por roubo e prejuízos financeiros antes, foi o caso de Mitnick quem mais ganhou projeção na mídia e, até hoje, transformou o termo “hacker” em sinônimo de “ladrão virtual”.

Em 1995, Mitnick foi preso nos Estados Unidos acusado de invadir sistemas corporativos de empresas como Motorola, NEC, Fujitsu e Sun Microsystems, causando danos de milhões de dólares.

O então cracker foi acusado também de invadir o sistema de transporte público de Los Angeles para se movimentar de graça pela cidade.

Mitnick foi liberado em janeiro de 2000 e, após ganhar gradual acesso a sistemas comunicacionais (só no final de 2002 o governo norte-americano permitiu que ele acessasse novamente a web), abriu e mantém a consultoria de segurança Mitnick Security Consulting.

O ex-cracker assume o palco principal da Campus Party Brasil 2010 na terça-feira (26/1) às 13h00 para dar a palestra “A arte de enganar”, baseado no livro homônimo que publicou nos Estados Unidos em 2002.

Scott Rosenberg – Menos conhecidos entre os três maiores nomes internacionais da Campus Party Brasil 2010, Scott Rosenberg deve ganhar projeção no mercado brasileiro de internet até o final do ano por um motivo: eleições.
Rosenberg é fundador e diretor geral da Revolution Messaging, consultoria responsável pelas ações de marketing para celulares da campanha do atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Foi a Revolution Messaging, por exemplo, a responsável pela estratégia (executada com alguns problemas) de anunciar por mensagem SMS quem seria o candidato à vice-presidente de Obama: no caso, o senador Joe Biden.

A consultoria também criou um aplicativo para iPhone chamado Obama for America, que incentiva a mobilização de correligionários por meio de ligações telefônica, notícias e vídeos.

Vale a pena ficar de olhar em Rosenberg já que a Revolution Messaging se movimenta no mercado brasileiro desde o final de 2009 para estabelecer uma operação por aqui a tempo de fechar contratos para as eleições presidenciais de outubro.

A Blue State Digital, consultoria responsável por organizar a campanha digital de Obama, já está mais avançada no mercado brasileiro: em visita ao País em setembro, seu fundador Ben Self se reuniu com João Santana, publicitário responsável pela campanha da reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Maiores Informações:
http://www.campus-party.com.br/

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