terça-feira, 12 de janeiro de 2010

6 Mega Tendências Corporativas para observar em 2010

Olá pessoal!!! Após um longo período de festas e férias estou de volta! Um ótimo 2010 à todos vocês e espero que este blog seja bastante útil pra você neste ano!!!

Vamos começar com um artigo que eu traduzi do Tech Republic (IT Leadership):

A maioria dos tecnólogistas corporativos devem ver um retorno contínuo do trabalho duro no planejamento, arquitetura, documentação, desenvolvimento e trabalho de configuração que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos. Esses tecnologistas estavam construindo Arquiteturas Orientadas a Serviços (SOA) muito antes de SOA propriamente dito estar em alta. E eu sei que a maioria dos tecnologistas estavam investigando opções de Cloud Computing que pudessem ser escalonáveis construções muito antes que esse tema passou a dominar o tema em revistas especializadas, conferências e blogs de tecnologia.


Há outros fatores atenuantes para assistir, no entanto. Alguns que vêm imediatamente à mente são as constantes pressões para reduzir os orçamentos e os desafios de segurança que não param de aumentar.

Então, qual será a avaliação geral no final de 2010? Há muitas variáveis em jogo aqui, mas, em teoria, o maior determinante dos resultados tecnológicos são os líderes de TI das empresas. O que você decide terá um grande impacto sobre o quão bem a sua missão será.

Para auxiliar a a sua tomada de decisão, o site CTOvision.com faz uma varredura das megatendências de TI. O que se segue são 6 tendências que acreditamos ser de maior relevância para os Chief Technology Officer (CTO) e Chief Information Officer (CIO). São eles:

1. Convergência e tendências para comunicações unificadas e capacitação do usuário

2. O domínio continuo da TI Americana

3. O crescente desenvolvimento de software e hardware de códigos abertos

4. Cloud Computing e forte análise de dados

5. TI verde

6. Ritmo crescente da melhoria da tecnologia / desenvolvimento

Convergência e tendências para comunicações unificadas e capacitação do usuário

Consumerização e seu impacto no desenvolvimento tem sido uma tendência dos últimos cinco anos e não mostra sinais de desaceleração. Todas as áreas de TI ao redor do mundo estão sendo afetados por essa tendência, e desenvolvimento de TI está se concentrando cada vez mais sobre os consumidores, vice-presidente do governo ou de empresas. A boa notícia é que os funcionários das empresas estão se tornando cada vez mais a esclarecidos e em conhecimentos tecnológicos. A má notícia é que muitos usuários da empresa terão expectativas muito altas, freqüentemente irrealistas daquilo que sua empresa de TI será capaz de fornecer para eles. Outro impacto importante dessa tendência é que a maioria dos usuários corporativos estão se utilizando cada vez mais dos meios de comunicação social, que pode permitir que as empresas dêem apoio à colaboração em massa em problemas.

Os consumidores também são um grande motivo para a indústria de TI estar se utilizando de buscadores para aumentar as capacidades de conhecimento, e muitos deles serão de uso em soluções corporativas (uma Atualmente, estou vendo de perto é SenseNetworks).

Utilizadores empresariais individuais são também a razão pela qual os departamentos de TI deve concentrar-se em informações vice capacidades de descoberta do velho estilo de ferramentas de pesquisa de informação. Usuários estão exigindo este e outros avanços da produtividade.

O domínio continuo da TI Americana

O fato de que os acionistas americanos e os próprios cidadãos serem responsáveis por quase todas as empresas de TI é algo que todos nós (americanos) devemos estar orgulhosos. Nosso jeito americano de educação e de concorrência tem gerado grandes empresas que dominam, por agora, o panorama de TI (veja a lista CTOvision.com Tech Titan). Para empresas com especiais preocupações de segurança nacional, este pode ser um fator que ajuda na avaliação de ameaças de ataques a TI da cadeia de abastecimento. Mas também de importância, os dirigentes dessas empresas e sua sede corporativa são muito abertos às interações da empresa líderes de TI do governo federal, e em cada interação sempre tive com eles, são todos muito agradecidos das missões apoiadas por federal líderes de TI. A disponibilidade e proximidade dessas grandes empresas é algo que nossa empresa federal deveria ter continuado da vantagem.

O crescente desenvolvimento aberta de software e hardware

Todas as grandes empresas de TI, incluindo as centrais que produzem software proprietário e de hardware, agora estão abraçando o movimento open source. Até a Microsoft tem uma estratégia de código aberto que se aplica a algumas de suas ofertas. A comunidade de fonte aberta há muito beneficiou do talento de desenvolvimento em grandes empresas que ajudam a produzir mais e código em Linux (Red Hat para ver uma variedade suportado), OpenOffice e muitos outras soluções de fonte aberta. Todos nós podemos esperar que o software proprietário será o software mais cheio de recursos (por razões de mercado de muitos), mas mesmo isso será construído de uma forma que funciona bem com o código aberto. O benefício para as empresas é uma vasta gama de opções em soluções e, em muitos casos, uma capacidade de campo de soluções mais rápidas e com mais segurança e menor custo. Nós também podemos esperar que todas as empresas federais irá encontrar formas de reforçar a colaboração em projectos de desenvolvimento interno de software, por exemplo, o Forge.mil capacidade de desenvolvimento colaborativo.

Cloud Computing e forte análise de dados

Depois de anos de planejamento e trabalho árduo, técnicos e designers finalmente começaram a ver o benefício do conceito de nuvens, onde o escalonável acesso aos recursos alavancados por nuvens públicas agora podem ser usados em uma empresa em infra-estruturas mais seguras. E as tendências do setor de computação em nuvem de TI têm resultado em um grande conjunto de capacidades de interoperabilidade prontos para melhorar a segurança privada nuvem, confiabilidade e desempenho. Nuvens privadas também fortemente para apoiar os requisitos continuou em grande escala ingerir e análise de dados para apoiar a missão da empresa, e eles podem fazer isso de uma maneira que faz preparação para desastres e de recuperação muito mais fácil para planejar.

TI verde
O movimento para TI Verde começou como uma maneira de fazer a coisa certa, com o governo ea indústria percebendo o PC, aos monitores e estar em campo deve ser construído em formas de energia mais eficiente. Talvez a atividade mais visível nesta área é o Energy Star, apoiada pelo governo, programa criado para ajudar as empresas e os indivíduos a poupar energia. Mas muitas outras atividades que surgiram, incluindo um decreto exigindo que todos os esforços federais de TI para apoiar novas TI Verde rigorosas regras. O custo da energia também tem sido um condutor contínuo. As empresas procuram maneiras de economizar energia, eles também estão olhando para os orçamentos de viagem e os custos do envio de pessoas para as reuniões distantes e isso está colocando mais demanda sobre as capacidades que permitam a colaboração à distância. A eficiência energética é também um outro driver de teletrabalho, que irão colocar pressão sobre os departamentos de TI para permitir o acesso seguro às nuvens empresa de qualquer lugar é um trabalhador.

Ritmo crescente da melhoria da tecnologia / desenvolvimento

O CTO, das empresa federais são muito ocupados. Não só eles têm de articular normas e orientações para a sua empresa, mas eles devem se completa as muitas mudanças que sai de TI das grandes empresas e pequenas empresas. Nunca há tempo suficiente para fazer isso, e tudo indica que a velocidade do avanço da tecnologia só vai aumentar. Todos os tecnólogos empresa deve considerar os mecanismos que podem pôr em lugar de aprender e de avaliar as tecnologias que podem ser do seu interesse. Minha esperança é que um de seus recursos em fazer o que é o meu blog em http://ctovision.com. Este site megatendências, incluindo os seis neste post. Temos também a lista das empresas grandes e pequenas empresas que estão colocando recursos que pode dramàtica melhorar a eficácia da missão, e fazê-lo, a fim de proporcionar um alerta avançado para técnicos da empresa que deve manter a consciência do que está por vir.

Estas tendências são relevantes para todos, e uma consciência deles deve ajudar o seu processo de planejamento. Eles chamam a uma aceleração de dispositivos de TI verde, os sistemas de virtualização, social media, ferramentas de colaboração e usuário novo foco na empresa. Eles também exigem diálogo mais direto com os usuários, pois muitos desses recursos pode transformar sua maneira de trabalhar. E eles chamam de tecnólogos empresa de cada agência para continuar a fazer a varredura do horizonte para olhar para o que, aos novos. Essa necessidade provavelmente nunca vai parar.

Autor: Bob Gourley

Nenhum comentário: