Fui um dos agraciados com uma conta de desenvolvimento do Google Wave a alguns meses atrás e assim estou escrevendo este artigo para compartilhar as minhas impressões até agora. O Google Wave tem muitos pontos positivos, mas não creio que ele será tão impactante como o Google imaginava que seria.
O Que é O Google Wave
Para quem não sabe o Google Wave é a proposta da Google para reescrever o conceito de e-mail e comunicação on-line. Segundo os seus desenvolvedores, o Google Wave é como seria o e-mail se ele fosse inventado hoje.
Em primeiro lugar ele é um misto de mensagem instantânea (MSN por exemplo) com e-mail. Como é isso? É como se fosse um quadro de avisos, aonde várias pessoas escrevem mensagens e, quem estiver on-line lê em tempo real e quem não estiver on-line lê depois.
Cada um desses "quadros de aviso" é uma wave, assim alguém começa um texto (uma wave) e convida outros para participarem. Essas outras pessoas podem editar o texto, acrescentando ou apagando inclusive adicionando anexos, imagens, documentos, etc.
Para facilitar o trabalho, é possível fazer um "play-back", ou seja qualquer um dos participantes pode ver o que cada um fez, desde o inicio da wave. Se alguém apagou algo que não devia, é só rebobinar. Se uma wave já está sendo construída a vários dias (ou seja, muito assunto já foi discutido) e alguém novo é convidado à participar, esse novo participante pode "rebobinar" e ver tudo que já foi discutido.
Vantagens do Wave
Como já disse, temos um misto de MSN (quem está conectado se comunica em tempo real), e-mail (os participantes podem ler a wave a qualquer momento) com acréscimo do histórico dessa wave.
O wave ainda tem alguns conceitos interessantes:
Tempo Realmente Real
Quando vários participantes de uma wave estão on-line, editando o texto, você vê o usuário digitando letra por letra. Assim você não fica esperando o "usuário está digitando". Você vê as letras surgirem uma a uma, inclusive os erros de digitação, o usuário apagando, etc.
Extensões e "Gadgets"
É possível criar participantes robot e extensões. Por exemplo o Google criou o Rosy, que é um tradutor, para converter o texto para várias línguas em tempo real.
Se você quer conversar com alguém que só fala francês (e você não fala francês) bastar convidar a Rosy para participar da wave e cada lado irá ler o texto na sua língua de preferência.
Dessa forma é possível anexar em uma wave desde coisas úteis como mapas do Google Maps (por exemplo você cria uma wave para convidar os amigos para um churrasco e anexa o mapa do local) até coisas de utilidade mais duvidosa como um jogo de cubo mágico para ser jogado em equipe. Quem for convidado a participar dessa wave terá acesso a tudo isso.
Federações
Cada domínio é chamado de federação. Assim um servidor de wave da federação under-linux.org é como se fosse o servidor de e-mail do domínio under-linux.org.
Eles chamam de federação para dar uma conotação de segurança e controle. Cada federação mantém os seus dados de maneira segura.
Problemas do Wave Até Agora
O Wave ainda está em desenvolvimento, então muita coisa pode mudar e - no final - posso acabar tendo que engolir minhas palavras abaixo. Mas até agora o Wave tem os seguintes pontos negativos.
Lento, Muito Lento
O Wave é baseado em Javascript com tecnologia Ajax. Traduzindo: tudo é processado pelo navegador em uma forma pouco eficiente. Além disso tudo que você faz precisa ser confirmado com o servidor e, se seu acesso estiver um pouco congestionado, a coisa toda fica engasgando.
Obviamente que isso são coisas que serão naturalmente resolvidos com o tempo, com computadores com mais poder de processamento e banda larga de maior capacidade. No entanto, por hoje, ele é lento.
Desenvolvimento Lento
O desenvolvimento está devagar, com pouco progresso visível (talvez eles estejam trabalhando ativamente nas otimizações internas).
Por exemplo, desde o começo existe uma opção de você desabilitar o envio das mensagens letra a letra. Quando você clicasse nessa opção a sua mensagem seria enviada apenas quando estivesse pronta (como o MSN por exemplo) de forma que você possa editar, pensar e só depois enviar para todos. Essa opção está lá desde o começo, a meses, mas até hoje está desabilitada, simplesmente ainda não foi implementada.
Bagunça
Uma das principais vantagens do Google Wave também pode ser uma das suas principais desvantagens: se várias pessoas podem editar, então se não houver educação e espírito de equipe entre os participantes, será uma tragédia.
Imagine um projeto aonde dois membros tenham opiniões diferentes e fiquem brigando, um editando as modificações do outro. É verdade que a wave pode ser rebobinada, mas imagine a confusão que isso pode se tornar.
Sem coordenação e boa vontade entre os participantes, o resultado pode ser caótico.
SPAM
Até agora pouco foi feito para evitar o SPAM. Não que eu esteja dizendo que seja fácil resolver essa questão, mas ao que me parece o SPAM vai ficar no mesmo nível que é hoje: use um anti-spam para filtrar suas mensagens e coloca-la em um pasta separada.
Até agora não inventaram nada de novo para evitar esse problema. Ok, ok, vão dizer que essa crítica é injusta e que era esperado isso, talvez o problema seja eu que estiva com uma expectativa exagerada nesse aspecto.
Resumo
O Google Wave tem o potencial de ser algo muito poderoso para trabalho cooperativo. Se sua empresa precisa que vários departamentos trabalhem em conjunto em projetos, o Google Wave é uma boa. Também é ótimo para consultorias que tratam com seus clientes o desenvolvimento das aplicações.
Agora tenho minhas dúvidas quanto ao sucesso do Wave junto ao público em geral. É óbvio que posso estar sendo influenciado pela questão de que o novo é sempre mais difícil do que aquilo que já conheço. Eu quero fazer uso Wave quando estiver pronto, mas não creio que vá abandonar o e-mail e - pior - vejo uma parcela pequena dos usuários de Internet reconhecendo o valor dessa nova aplicação.
Denny Roger do Under-Linux.