quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Speedy diz ter elevado 40% da capacidade

Felipe Zmoginski, de INFO Online
Quarta-feira, 23 de setembro de 2009 - 20h50


Sede mundial da Telefônica: Speedy recebe novos investimentos


SÃO PAULO - Quase dois meses após acordar um plano de melhorias para o Speedy, a Telefônica anunciou a ampliação de sua capacidade de tráfego de dados de 100 Gbits para 140 Gbits.

O plano de melhorias foi apresentado à Agência Nacional de Telecomunicações em 26 de junho e previa 90 dias para a telecom ampliar sua capacidade de tráfego, o que foi usado pela Telefônica como argumento para demonstrar que está reagindo mais rápido do que o planejado às instabilidades que seu produto de banda larga sofre.

De acordo com a companhia, a ampliação na capacidade da rede é a segunda no prazo de um ano, já que anteriormente o Speedy contava com banda de 60 Gbits, capacidade que subiu para 100 Gbits e, agora, para 140 Gbits. A telecom disse ainda que seu backbone IP no Estado de São Paulo teve a capacidade elevada de 240 para 520 Gbits, o que melhora o transporte e contingenciamento no tráfego de dados do Speedy.

Também nesta etapa, a Telefônica diz ter concluído o plano de segmentação de sua rede banda larga. Isto é importante para garantir que, caso um problema pontual na rede ocorra, possa ser isolado mais rapidamente. Em 2008, uma falha num roteador na cidade de Sorocaba causou problemas na banda larga da empresa em todo o Estado, o que poderia não ocorrer com a segmentação da rede.

Desde agosto, a Telefônica afirma ter investido R$ 50 milhões para estabilizar o Speedy e melhorar seu sistema de atendimento ao cliente. Em nota, a companhia diz que o número de reclamações de sua banda larga junto ao PROCON caiu para 10 mil queixas em setembro, frente uma média histórica de 29 mil mensais. Na cidade de São Paulo, diz a Telefônica, o número de queixas está no valor mais baixo dos últimos cinco anos.

A companhia divulgou ainda o número de novas assinaturas do Speedy desde que a Anatel retirou o bloqueio às vendas do produto. De 26 de agosto até agora, 75 mil pessoas assinaram o serviço, diz a empresa.

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