RepRap lança mão de plástico derretido para esculpir objetos
Link citado na matéria:
RepRap
Que tal uma impressora que imprime a ela mesma? Esta é a proposta da RepRap, uma máquina que, ao invés de utilizar tinta e papel, lança mão de plástico derretido para construir objetos. Ela é capaz de "imprimir" objetos reais. É que o plástico é sobreposto, camada após camada, até tomar a forma que o usuário quiser. E dessa forma, dá pra fazer vários objetos úteis para o seu dia-a-dia.
Essa tecnologia já existe por aí, mas o modelo mais barato do mercado custa cerca de 30 mil dólares. Já a RepRap segue os princípios do Movimento do Software Livre e a idéia é que essas impressoras possam se reproduzir – ou seja, uma impressora consegue, literalmente, imprimir uma outra igual a ela. Dessa forma, o único custo é o da matéria-prima – algo em torno dos 500 dólares. Todo o projeto está disponível na internet, assim como os softwares que gerenciam a máquina.
Se você gosta de bancar o Professor Pardal e quer ter uma impressora 3D na sua casa, é só clicar no link, acima desse texto. Você será direcionado para a página da RepRap e encontrará toda a informação necessária para construir a sua própria máquina.
Um comentário:
Caro Luciano,
Parabenizo-o pelo conteúdo do blog, e, principalmente, pelas valorosas referências nele postados.
Att.
Rogério Magno.
Postar um comentário