sexta-feira, 4 de setembro de 2009

DM9DDB pede desculpas por campanha com referências a 11 de setembro


Presidente da agência brasileira publica carta com desculpas por comercial que provocou polêmica nos EUA depois de circular na internet.

O presidente da agência DM9DDB, Sérgio Valente, publicou hoje uma carta no site da empresa em que pede desculpas pela campanha que criou polêmica nos EUA e na internet. O filme publicitário em questão, criado pela agência para a ONG internacional WWF, mostra vários aviões caindo sobre a ilha de Manhattan, numa referência direta aos ataques que derrubaram as Torres Gêmas em 11 de setembro de 2001. O texto do filme diz: “O Tsunami matou cem vezes mais pessoas que o 11 de setembro. O planeta é brutalmente poderoso. Respeite. Preserve”.

O assunto ganhou repercussão pelo fato de o vídeo, que teria sido feito em dezembro de 2008, ter aparecido no YouTube na terça-feira (2/09). A pedido da DM9DDB, o portal de vídeos retirou o material da internet, mas é possível assisti-lo em outros sites, como o Creativity.

Na carta, Valente diz que o comercial foi feito por um grupo de jovens profissionais da agência para enfatizar a força da natureza.
“Reconhecemos que esses – anúncios e filme – jamais deveriam ter sido aprovados por alguém nesta agência, nunca deveriam ter sido propostos ao cliente, veiculados em qualquer lugar ou sido submetidos a prêmios”.

Veiculada uma só vez
O publicitário continua dizendo que “essas peças publicitárias, ainda que veiculadas uma única vez em veículos locais, acabaram por gerar consequências globais que mostram que o alcance de uma peça publicitária já não é mais local”.

“Em nome da DDB Brasil, reafirmo que esses anúncios não refletem a posição nem o pensamento da agência no que diz respeito aos acontecimentos de 11 de setembro. Ao cliente e a todos os que sentiram direta ou indiretamente ofendidos por essa campanha, em meu nome e em nome da agência, peço as mais sinceras desculpas.”

Internet
Assim que circulou na internet, o filme provocou grande repercussão na mídia americana e na internet. Veículos como o The New York Times, a revista Advertising Age e o blog The Huffington Post, um dos principais da área política dos EUA, entre outros, fizeram reportagens a respeito.

A campanha foi inscrita pela DM9DDB no Festival Festival Internacional de Publicidade de Cannes, mas não chegou a ser incluída entre as finalistas do festival.

A empresa foi eleita em 2009 a Agência do Ano nesse festival de propaganda, o mais prestigiado do mundo.

Procurada pelo IDG Now!, a agência preferiu não dar entrevista.

Nenhum comentário: