segunda-feira, 13 de julho de 2009

Profissional em alta no departamento de TI: capacity manager

A principal atribuição de quem ocupa esse cargo, que tende a ser cada vez mais valorizado pelos CIOs, é adequar os recursos tecnológicos para suportar as necessidades do negócio

Juan Carlos Perez, CIO/EUA
Publicada em 09 de julho de 2009 às 08h05

O trabalho desse profissional é determinar se a infraestrutura tecnológica está sendo utilizada de forma realmente otimizada e, se não, que tipo de mudanças deveriam ser feitas para adequá-la. “É um trabalho único na área de TI. Esse capacity manager faz o monitoramento, análise e projeções para saber se a organização tem a capacidade tecnológica adequada para atingir os objetivos de negócio”, detalha Dave Van De Voort, diretor da consultoria na área de recursos humanos Mercer.

“Se você não tem uma capacidade de gerenciamento, pode fazer menos investimentos em TI do que deveria, o que afeta a operação, ou, por outro lado, corre o risco de ter um excesso de capacidade e gastar mais do que precisaria com sistemas”, detalha Voort, ao elencar a importância de ter alguém dentro da área de tecnologia para fazer esse tipo de avaliação.


Na mesma linha, John Estes, vice-presidente da divisão de tecnologia da Robert Half – companhia de recrutamento de executivos –, aponta que esse controle efetivo das capacidades de TI é essencial. Para justificar sua visão, Estes afirma que ao ajustar os recursos da área de tecnologia às reais necessidades da organização o CIO consegue ser mais eficiente com os recursos que já tem ou, ainda, consegue absorver novas soluções rapidamente.


Para o vice-presidente da Robert Half, o aumento da demanda por virtualização, a tendência de cloud computing e a pressão para que os CIOs tragam mais retorno sobre os investimentos da área de tecnologia da informação tendem a fazer com que esse cargo de capacity manager ganhe força nos próximos anos.

Quanto aos conhecimentos necessário a um capacity manager, para ocupar o cargo o profissional precisa apresentar um profundo conhecimento técnico, principalmente em relação à infraestrutura de TI. É aconselhável também que seja alguém bom para lidar com orçamentos e análises estatísticas. De forma geral, os consultores em recursos humanos apontam que o ideal seria que o CIO contratasse alguém com, pelo menos, seis anos de experiência.

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