sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

As três prioridades que devem estar na agenda dos gestores de TI

Além de focar nos negócios, o CIO deve mudar sua estratégia e voltá-la para projetos de curto prazo, desenvolver políticas de gerenciamento de risco e manter bom relacionamento interpessoal com todas as áreas da companhia

Patrícia Lisboa, da CIO
Publicada em 05 de fevereiro de 2009 às 16h35


Mais do que conhecer as especificidades técnicas da área de TI e ter uma visão global das operações empresariais nas quais seu negócio está inserido, os CIOs da atualidade devem mudar suas prioridades e focar a atuação em ações que ajudem a companhia a superar as crise econômica global. Entre os temas que entraram para a agenda desses líderes estão o aumento da eficiência operacional e a redução dos custos de produção, de desenvolvimento e de logística.

Para Aline Zimermann, sócia da empresa de recrutamento de altos executivos Fesa, a lista de prioridades dos CIOs precisa, necessariamente, incluir três itens:

Mudar estratégia para projetos de curto prazo: Até meados de 2008, as áreas de TI tinham como foco a sustentação, otimização e inovação dos negócios. Mas com a crise - que se agravou em setembro último -, os CIOs precisam adaptar rapidamente seus objetivos. O primeiro passo é destacar projetos de curto prazo, que tenham resultados imediatos na redução de custos corporativos e no aumento da produtividade. Contudo, não podem perder de vista os investimentos em iniciativas que vão apoiar a empresa a voltar a crescer no período pós-crise.

Desenvolver políticas para gestão de risco: Os executivos de TI precisam desenvolver políticas estruturadas e eficazes de gestão de risco e continuidade de negócios. Essas iniciativas devem englobar toda a empresa e possibilitar a criação de diretrizes mais claras sobre quais medidas a companhia vai tomar. Mais do que mitigar riscos e buscar a redução de danos no caso de incidentes (tanto internos como externos), os CIOs devem pensar em caminhos e ações que garantam a continuidade de operação da corporação. Não importa o que aconteça – desde desastres econômicos até naturais ou incêndios – a empresa tem de continuar funcionando.

Manter relacionamento fora de sua área: Para ter voz ativa junto ao board e conseguir budget e apoio para medidas que englobem toda a corporação, os executivos precisam ter bom relacionamento interpessoal com representantes de todos os segmentos da companhia. Além de ser conhecido e bem quisto no ambiente organizacional, o CIO necessita passar credibilidade e confiança aos colegas. No caso, por exemplo, do desenvolvimento de políticas de gestão de riscos, esse executivo precisa ter “portas abertas” no board – para conseguir os investimentos necessários -; e junto aos outros profissionais, para que “comprem a idéia” e participem corretamente de todos os processos implementados.

Nenhum comentário: