Formas insutidadas de chamar a atenção de um possível empregador podem ser um diferencial importante
Meridith Levinson, CIO
Publicada em 12 de janeiro de 2009 às 08h05
O que você faria para conseguir um bom trabalho? Alguns anos atrás, uma amiga atriz me contou sobre uma oportunidade que ela tinha para atuar como a protagonista de um filme. Estávamos em Los Angeles, nos anos 70, e ela ainda me confidenciou que para participar do filme teria de ‘ir para a cama’ como o principal diretor.
Na época, essa amiga não aceitou fazer o ‘teste do sofá’ e, em contrapartida, perdeu o papel no filme. No entanto, uma outra atriz acabou aceitando a proposta indecente e virou a estrela de vários filmes e séries de TV. Minha amiga, por outro lado, trabalha hoje como professora de atores.
Eu apelei para essa anedota sobre o fato de minha amiga recusar o sexo com o diretor para ter uma vaga no filme porque, mais e mais, ouço histórias sobre o que as pessoas estão fazendo para garantir seus empregos. Na realidade, os profissionais não tem chegado a realizar favores sexuais para seus gestores – pelo menos, ainda não –, contudo li sobre coisas bizarras, entre elas: um rapaz andou pelas ruas de Nova Iroque usando um cartaz no peito e nas costas (do tipo daqueles usados para vender ouro) escrito “formado pelo MIT para contratação”; uma mulher no Texas gastou US$ 1200 para divulgar em um outdoor seus serviços como estilista; e uma pessoa em Los Angeles criou uma camiseta com seu currículo estampado.
Incrivelmente – ou talvez não seja tão surpreendente assim – o rapaz de Nova Iorque foi contratado por uma firma de contabilidade. E, de acordo com uma rádio de Dallas, a mulher que comprou um outdoor recebeu duas ofertas de emprego. Sobre a pessoa da camiseta, não tive informações.
David Perry, autor do livro “Guerilla Marketing for Job Hunters”, diz que essa criatividade facilita a procura por novos profissionais. Para tanto, ele acredita que as pessoas que usam táticas diferenciadas se destacam da legião de candidatos que, muitas vezes, batalham por uma mesma vaga de emprego.
Ao falar sobre o uso de técnicas não convencionais, Perry, considera: “Você indica para o empregador que tem senso de humor, criatividade e não está com medo de novidades. E para qualquer vaga de emprego essas características são o que as empresas procuram.”
O autor aproveita também para dar algumas dicas de como os candidatos a uma vaga podem se destacar:
- Venda a si mesmo no eBay
- Produza um currículo em vídeo
- Mande para o possível empregador um certificado de presente no qual você oferece seus serviços profissionais de forma gratuita
- Mande um pé de sapato – nem sujo ou mal cheiroso, mas recém-comprado – para o gestor da empresa na qual pretende trabalhar com um bilhete se apresentando e pedindo uma entrevista
Você tentaria alguma dessas técnicas? O que de mais louco você já fez para conseguir um emprego?
Nenhum comentário:
Postar um comentário