sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Quatro passos para o CIO alcançar a fama

Entenda a importância dos executivos venderem sua imagem no mercado e qual o caminho para ganhar o reconhecimento do mercado
Martha Heller, CIO (EUA)
Publicada em 11 de dezembro de 2008 às 14h59

Você, como líder de TI, está fazendo um ótimo trabalho. Graças a um projeto de consolidação de dados e uma nova estratégia de sourcing, conseguiu reduzir as despesas operacionais em 40%. Além disso, a área que criou para gestão de projetos tem agradado todos os colegas.

Com essa postura, dentro de pouco tempo, seu valor será reconhecido em toda a indústria e os recrutadores começarão a convidá-lo para o próximo emprego dos seus sonhos. Bom, isto pode acontecer apenas nos sonhos, mesmo...

A realidade é que - como acontece com todas as coisas maravilhosas - dá trabalho conquistar o reconhecimento da indústria. Se você é CIO de uma grande empresa, como GM ou Dell, os recrutadores sabem seu nome e as revistas, os jornais e os organizadores de eventos fazem fila na sua porta. Mas se a companhia na qual você trabalha não é conhecida no mercado, vale adotar uma abordagem pró-ativa para divulgar seu nome no mercado.


Seguem as principais dicas de CIOs que levam a sério o conceito de autopromoção estratégica e que podem ajudá-lo a atingir a fama:


1. Crie sua marca. Para tornar seu nome conhecido, você precisa entender claramente qual a sua imagem. Será que você é fantástico com seus clientes, um líder extraordinário, um guru da arquitetura ou um especialista em manufatura?


Só após entender exatamente em qual imagem você se encaixa pode criar sua marca pessoal, inclusive para promover habilidades mais valiores do que as associadas ao seu cargo atual.

Em dezembro passado, Michael Iacona, CIO da TMP Worldwide Advertising & Communications, decidiu que já tinha alcançado sucesso suficiente na carreira e estava pronto para promover seu nome. Mas, primeiro, ele ponderou o que queria transmitir ao mercado e iniciou um exercício para identificar sua marca pessoal.

Iacona enviou uma pesquisa a amigos que ocupam o mesmo cargo, colegas de trabalho e até pessoas que havia conhecido recentemente para descobrir a impressão que causa. Uma das perguntas: se Michael fosse um carro, de que tipo seria? ("Infelizmente, sei que sou uma minivan", relatou o executivo)

A partir dos resultados da pesquisa, Michael descobriu os cinco atributos de marca que melhor o descreviam e elaborou um breve resumo de apenas uma página — um “mission statement” pessoal — e criou um site na internet para divulgá-lo (michael.iacona.com). “Não se trata de criar uma imagem de alguém que você gostaria de ser, mas de identificar o valor exclusivo que você tem a oferecer”, orienta Iacona.

Outra lição aprendida pelo CIO foi que, assim como os projetos de TI, não dá para imaginar que esse tipo de processo seja algo estático. “Com o correr do tempo, à medida que você conhece novas pessoas, ingressa em novas organizações e faz coisas novas, tem que continuar criando e aprimorando sua marca.”

2. Relacione-se
. Com sua marca nas mãos, você quase pode ver seu nome brilhando em neon. No entanto, esse é o momento de respirar fundo e começar a trabalhar sua marca entre pessoas conhecidas, no famoso networking. Assim, pode-se testar a marca e aprimorá-la enquanto o risco ainda é baixo.

Outro passo importante nessa fase de relacionamento é buscar pessoas que o coloquem em contato com editores ou organizadores de eventos interessantes para a sua área. “Networking não é uma coisa casual”, observa Sheleen Quish, ex-CIO da U.S. Can e atual CIO da consultoria box9. “Você precisa ter uma ótima lista de endereços e um plano para aumentá-lo. Gasto pelo menos 30 minutos por dia acrescentando contatos à minha lista”, aconselha Quish.


3. Escreva. Uma maneira testada e aprovada de tornar seu nome conhecido é colaborar com uma revista de tecnologia ou negócios. Em 1989, Greg Smith, atual CIO do World Wildlife Fund e autor de Straight to the Top: Becoming a World-Class CIO (John Wiley & Sons, 2006), decidiu que estava pronto para ter algum material publicado. Na época, ele trabalhava com sistemas financeiros corporativos na Sallie Mae e tinha concluído um projeto de tecnologia de ponta.

Para tanto, Smith escreveu um artigo sobre o assunto e tomou a iniciativa de encaminhá-lo a uma grande revista de TI. O artigo foi escolhido pelos editores para matéria de capa, o que resultou em convites para palestras, outros artigos em revistas, publicação de um livro e, no momento, um tour internacional para promover suas idéias.

Conselho de Smith: “Tente. Escreva um artigo e mande-o para várias publicações. Comece com uma idéia polêmica e inclua alguns conselhos práticos. Você quer contemplar seus leitores com, pelo menos, uma visão inesquecível quando fecharem a publicação”. Depois que você tem um artigo publicado, pode inserir uma referência a ele em outros escritos e evoluir cada vez mais. “Quando levei a proposta do livro ao meu agente, incluí tudo que tinha escrito até então”, conta Smith.

4. Fale. Para um grande número de CIOs, poucas idéias são menos atrativas do que ficar de pé diante de uma platéia. Mas é uma das maneiras mais eficazes de ser conhecido fora da sua empresa. Como aconteceu com Smith, escrever cria oportunidades de falar. Não é uma seqüência obrigatória, mas você precisa fazer alguma coisa para ser ouvido. “Não dá para começar a carreira de palestrante esperando o telefone tocar”, alerta Mary Finlay, CIO assistente da Partners HealthCare System e oradora freqüente em eventos da indústria. “Eu começaria em um MBA, onde estão sempre em busca de conferencistas convidados", cita a executivo. Ainda segundo ela, como membro de uma organização, o executivo deve se oferecer para falar em eventos promovidos pela empresa.

Quando conseguir a oportunidade, personalize sua apresentação de acordo com as expectativas do público-alvo, pratique a fala para testar o desempenho e o timing mais adequado e interaja com a platéia. Se ela gostar de você, contará para todo mundo e, assim, seu nome vai entrar para o circuito de palestrantes.

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