Veja os quatro passos que podem ajudá-lo a transformar seu perfil na rede social em uma ferramenta poderosa de atração de oportunidades profissionais.
C.G.Lynch, CIO
Publicada em 11 de dezembro de 2008 às 14h32
Fazer parte do Linkedin - uma das redes sociais para profissionais mais famosas do mundo - pode ser algo interessante para qualquer pessoa, pois representa uma forma de manter a rede de contatos ativa. No entanto, qual informação os executivos devem, ou não, divulgar nesse tipo de comunidade?
A resposta a essa questão afeta diretamente as oportunidades de emprego e a própria identidade dos executivos na internet. Isso porque, se as pessoas não tiverem a preocupação de criar um perfil adequado ou não entenderem a etiqueta prevista no LinkedIn podem ficar muito distantes dos contatos. Ou, pior, podem afastar o interesse de uma possível contratação.
A partir dessa nova realidade das redes sociais, Kirsten Dixson, uma consultora especializada em gestão de reputação e de identidade online, dá algumas dicas de como um profissional pode estar alinhado à etiqueta do Linkedin:
1. Imagem publicada - Dizer que a foto publicada no perfil do Linkedin precisa parecer profissional pode representar algo óbvio. Porém, Kirsten vai além ao afirmar que, em alguns casos, vale a pena contratar um fotógrafo profissional. Isso porque, segundo a especialista, a imagem é a primeira coisa que as pessoas vêem quando entram na página dos profissionais.
Para quem acha muito sofisticado contratar um fotógrafo, outra saída pode ser melhorar a fotografia utilizando os recursos do Photoshop. Nesse caso, no entanto, a consultora alerta que as pessoas não podem fazer modificações radicais, uma vez que o objetivo final da imagem no perfil do Linkedin é permitir que as pessoas saibam como cada um é pessoalmente.
Também na linha de realidade, Kirsten ressalta que a foto publicada no Linkedin precisa ser atualizada todo ano. "Se os contatos online encontram com você pessoalmente e se mostram surpresos com a diferença entre sua foto, está na hora de trocar a imagem", explica a especialista.
2. Resumo do perfil - Quando as pessoas lêem um jornal ou checam notícias na internet, algumas boas histórias acabam não sendo lidas por falta de uma boa chamada. Assim, Kirsten recomenda que na hora de preparar um resumo do perfil no Linkedin, os profissionais devem ser bastante concisos, objetivos e diretos. Dessa forma, essa apresentação não precisa ter detalhes, como suas principais conquistas corporativas.
"Você realmente quer expressar sua imagem pessoal no resumo do Linkedin", afirma a consultora, que acrescenta: "A idéia é mostrar o que você é, o que faz e qual o motivo que te faz único."
3. Atenção com a biografia - Uma das melhores coisas sobre o Linkedin, pelo menos do ponto de vista de recrutamento, é que ele exige que as pessoas sejam absolutamente honestas em seu currículo - o qual vai ser visto por qualquer um, incluindo chefes, colegas e clientes.
Na hora de preencher a experiência profissional, Kirsten indica que valem as mesmas regras do currículo tradicional, na qual vale destacar pontos fortes, enquanto fornece o contexto das responsabilidades profissionais.
Uma diferença do currículo em papel e no Linkedin, informa a especialista, está no fato de que um número muito maior de pessoas vão ter acesso às informações. Também nesse sentido, os profissionais precisam preparar suas informações lembrando que têm de ser atrativas para os diferentes segmentos ou indústrias que possam ser interessantes.
4 - Dicas para ser encontrado - Escolha uma URL que facilite ser achado por outras pessoas. Para tanto, utilize o recurso do Linkedin de personalizar sua URL, colocando seu nome no final do endereço eletrônico.
Além disso, tenha certeza que seu perfil é público (vá para a área de account settings para garantir). Por outro lado, tenha em mente que outros mecanismos de busca devem encontrá-lo facilmente no Linkedin. Para tanto, tente incluir palavras-chave em seu perfil e que possam ser mais facilmente encontradas numa busca na web.
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