quarta-feira, 10 de junho de 2009

Como a tecnologia e o mercado vão influenciar o futuro dos CIOs

Uma retrospectiva dos últimos 20 anos permite enxergar os principais desafios enfrentados pelos líderes de TI das organizações e ajuda a visualizar quais as novas demandas desse profissional, que começa a ser afetado pela web 2.0

Brian Blanchard*
Publicada em 09 de junho de 2009 às 08h00

O papel do CIO mudou completamente nos últimos 20 anos. Na verdade, a área de TI, que antes era dominada por nerds com dificuldades de relacionamento interpessoal, demanda hoje que seu principal executivo seja um homem de negócios - com conhecimentos técnicos, bom networking, capacidade de liderança e de comunicação.

No futuro, contudo, mais do que o acúmulo de todas as qualidades listadas, esses profissionais precisarão conhecer profundamente as redes sociais e as tendências de consumo geradas por elas. E, para tanto, precisam entender como as tecnologias e os momentos econômicos vividos influenciaram na função desempenhada pelos gestores de TI ao longo das últimas décadas.

Até o início dos anos 90 – Era dos nerds: profissionais que raramente cortavam os cabelos e passavam grande parte do tempo trancados em laboratórios, os líderes de TI eram responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas de dados extremamente complexos.

1990 a 1999 - Foco na prevenção de desastres: com todas as atenções voltadas ao possível “bug do milênio”, os gestores de TI precisaram entender como a tecnologia influenciava o negócio para desenvolver sistemas de segurança da informação e continuidade de operações.

1999 a 2005 – Em busca da confiança: com o estouro da bolha da internet, as áreas de TI passaram a ser vistas com desconfiança pelos departamentos de negócio. Para recuperar a credibilidade junto ao alto comando, os CIOs foram obrigados a “colocar a mão na massa” e descobrir maneiras de gerar resultados efetivos à companhia – por meio de iniciativas que priorizassem a automação de ações e processos, bem como fossem capazes de reduzir custos operacionais.

2005 até agora – Influência direta na estratégia corporativa: com a credibilidade restaurada, os CIOs de hoje são vistos como agentes de mudanças e devem aprender a agir como parceiros de negócios do alto comando da corporação. Para manter a posição de destaque, no entanto, esses profissionais devem cumprir a missão de identificar novas oportunidades de negócio – aumentando as fontes de receita da companhia. Além disso, o atual gestor de TI precisa ter alta capacidade de liderança e perfil voltado ao estímulo da inovação.

O futuro
As mídias sociais estão forçando os CIOs a desenvolver novas habilidades, como a de identificar tendências de consumo por meio da web 2.0 e criar respostas rápidas que satisfaçam essas necessidades dos clientes.

Na prática, isso significa que o líder de TI deverá ser responsável pelo monitoramento do público de interesse da companhia. E a partir do comportamento desses clientes terá de perceber quais dessas futuras demandas poderão ser sanadas pela empresa.

Ademais, os diretores de tecnologia só terão sucesso se adotarem postura flexível e forem capazes de circular entre as comunidades virtuais para, além de identificar, gerar tendências de consumo que sejam do interesse da organização.


Brian Blanchard é especialista em gestão e já foi CIO de empresas como a norte-americana Essence Healthcare – que gerencia hospitais e planos de saúde

Nenhum comentário: