Sara Piteira Mota
24/10/10 08:29
--------------------------------------------------------------------------------
Desloque-se mais rapidamente, mas viaje menos. É a esta a proposta da tecnológica Cisco para as famílias que estão separadas.
Já imaginou "visitar" um familiar em Londres, sem sair do sofá da sua casa em Lisboa? A Cisco explica-lhe como: "basta utilizar a tecnologia de telepresença para casa". O sistema é simples: ter numa sala um ecrã plasma de alta definição (HD) com a tecnologia de telepresença da Cisco instalada. Os participantes podem estar em várias partes do mundo, mas irá parecer como se estivessem sentados frente a frente numa reunião presencial.
A Cisco UMI [nome UMI é pronunciado como as palavras "you" e "me", ou seja, "tu" e "eu" em inglês] inclui uma câmara de alta definição, uma consola e um comando que funcionam em conjunto com uma televisão de alta-definição. A partir do momento que a UMI está ligada, através do comando, vai conseguir ter acesso a um interface com o utilizador no ecrã.
"Este sistema de vídeo de alta definição e ligação internet de banda larga cria uma experiência de comunicação vídeo bastante natural e nítida, uma vez que permite aos utilizadores ouvir o tom das vozes e ver as expressões faciais, tal qual com o se tivessem todas na mesma sala", explica Sandra Freitas, directora de comunicação e marketing da Cisco Systems.
Através do ecrã plasma é possível também fazer chamadas, aceder a mensagens vídeo, gerir contactos e personalizar o perfil. Os utilizadores podem, ainda, gravar vídeos e partilhá-los através das redes sociais Facebook e Youtube, ou através do ‘e-mail'. É ainda possível manter contacto com outros equipamentos, através de uma ligação a um computador, fazer e receber chamadas, através de uma ‘webcam' ou do Google vídeo ‘chat'.
A ‘Home Telepresence' ou UMI, da Cisco, vai estar disponível nos Estados Unidos já a partir do próximo mês de Novembro, estando prevista a venda na Europa em 2011. "Este sistema UMI é o seguimento do sucesso da telepresença no sector empresarial, mas para o mercado residencial. Vai fornecer uma experiência de vídeo que se adequa a qualquer casa, ajustando-se automaticamente às condições de iluminação e aos diferentes tamanhos das salas para garantir a melhor performance de áudio e vídeo", diz Sandra Freitas, da Cisco.
Mas esta tecnologia pode também ser aplicado a outras situações de lazer, como por exemplo em locais públicos, como cafés. "Existe ainda o projecto Dialogue Cafe, instalado no Museu do Design (MUDE), em Lisboa, onde, através do sistema de telepresença, qualquer pessoa pode ligar-se a outros Dialogue Cafes existentes no mundo", acrescenta Sandra Freitas. Neste momento existem já Dialogue Cafes instalados no Rio de Janeiro e Amsterdam prevendo-se a abertura de outros Cafes em todo o mundo, nos próximos meses. Para saber mais informações, pode consultar o ‘site' www.dialoguecafe.org).
Telepresennça para empresas
Grandes grupos portugueses com operações internacionais são os principais alvos da fabricante norte-americana, que apresentou este sistema como uma revolução na vídeo-conferência. A Cisco considera que a solução reduz substancialmente as viagens de negócio, cortando custos e induzindo ganhos de produtividade às entidades que optarem por esta solução.
No mercado português, salienta a responsável da Cisco, "já existem algumas empresas nacionais e multinacionais, de diversas áreas de mercado, que adquiriram equipamentos de ‘telepresence' implementados pela Cisco".
Nenhum comentário:
Postar um comentário