quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O que os CIOs querem de seus sucessores


Você é um aspirante a CIO? Leia o que esses líderes de tecnologia dizem que será necessário da sua parte para alcançar essa posição
 
Então você aspira o cargo de CIO, ou pelo menos transitar bem até alguma cadeira de comando. É um trabalho complexo, que exige uma série de habilidades técnicas e de negócios, além de e experiência. Apenas entender as “nuances do negócio” não é o suficiente – já é tempo passado a exigência de ir além do “alinhamento” retórico e a criação de oportunidades de negócios com foco no cliente, tendo a tecnologia como base.

Recentemente, participei de um painel na Interop Mumbai, onde quatro CIOs indianos discutiram os atributos que eles estão procurando em um sucessor. Na preparação para aquela sessão, eu também falei com quatro CIOs dos EUA sobre o mesmo assunto. Aqui está o que eles dizem que estão procurando.

Líderes multidimensionais. “Eles podem ser tecnólogos brilhantes, mas sem o compromisso de negócios e habilidades de liderança, eles não vão fazê-lo no nível mais alto”, disse Dave Bent, CIO da United Stationers, que aconselha aspirantes a CIOs a ganhar experiência em uma variedade de negócios e funções de TI.

Jerry Johnson, CIO da Pacific Northwest National Laboratories, um laboratório de pesquisa sob a jurisdição do Departamento de Energia, coloca ênfase na ampliação da experiência em TI para: desenvolvimento de software, infraestrutura, operações, arquitetura e gerenciamento de projeto. “Por isso, eu incentivo – mas não forço – um movimento lateral dentro da organização”, pontua.

Foco em produtos campeões para o cliente. Por “cliente”, não estamos falando sobre os usuários de TI da empresa. Estamos falando sobre as pessoas que compram produtos de sua empresa. Você conhece e conversa com eles de forma regular? Você os conhece mesmo?

Habilidades com clientes são, particularmente, importantes para os CIOs de empresas de tecnologia, onde o líder de TI, muitas vezes, funciona como um porta-voz do produto. Mas ser orientado ao cliente é fundamental para todos os CIOs, afirma Kent Kushar, CIO da E. & J. Winery Gallo.

Os melhores CIOs consideram-se, em primeiro lugar, varejistas, banqueiros e fabricantes, e somente depois tecnólogos (Mas não subestime o valor de ser um ‘cara de TI’ de primeira).

Jogadores. Os melhores CIOs precisam conhecer, tanto em nível profissional quanto pessoal, os executivos líderes de outros departamentos que são responsáveis pela entrega dos resultados de sua empresa. “Eles os perguntam como as coisas realmente funcionam, como as decisões são tomadas”, acredita o CIO segredo da InformationWeek EUA, que trabalha para uma empresa de mais de US$ 1 bilhão. “Eles descobrem quais são os resultados que esses executivos são responsáveis e, mais importante, como o desempenho deles é medido.”

Bent quer candidatos a CIO que já tenham sido expostos ao conselho administrativo da companhia. “O CIO tem que ter as mesmas características de liderança que qualquer outra posição do C-Level (escutar, comunicar, assim como a líder)”, explica. Rajesh Uppal, CIO da montadora indiana Maruti Suzuki, diz que os líderes de TI de amanhã devem “sentir empatia e entender os seus usuários para que consigam oferecer algum valor a eles.”

Os melhores guerreiros de batalhas. Candidatos a CIO devem mostrar vitórias demonstráveis em projetos, tanto de TI quanto de outras áreas. “O melhor indicador de sucesso é o sucesso”, ressalta Kushar.

Nosso CIO secreto relata a vez em que pediu a um de seus subordinados diretos que buscasse a melhoria da satisfação do cliente com o sistema de telefonia da empresa. “Ela estabeleceu parâmetros de processamento de chamadas. Entrevistou VPs e gerentes para entender como eles mediram a satisfação do cliente. Ela aprendeu sobre call centers. Ela falou com os clientes. Ela colocou um projeto de tecnologia para rodar, e quando as mudanças no processo foram concluídas, ela demonstrou, utilizando as mesmas métricas, que os níveis de satisfação aumentaram significativamente.”

Realmente pró-ativos. Arun Gupta, CIO da companhia farmacêutica indiana Cipla, está para adicionar 35 especialistas de TI aos já 17 que estão no grupo de tecnologia da empresa, sendo, entre eles, um Chief Security Officer e um líder SAP. “Eles vão colocar a faca entre os dentes, independentemente de eu concordar ou discordar?”, questiona Gupta.

V. Subramaniam, CIO da Otis Elevator, diz esperar por pessoas com “fogo nos olhos”. Ele também enfatiza “a disciplina da execução”. “Eles têm que fazer as coisas acontecerem, sem desculpas.”

 Fonte: InformationWeek Brasil

Nenhum comentário: