sexta-feira, 15 de maio de 2009

Google sofre pane internacional

Por PC World/EUA
Publicada em 14 de maio de 2009 às 16h10
Atualizada em 15 de maio de 2009 às 09h39

São Francisco – Usuários nos EUA, China, Austrália e França relatam problemas em acessar serviços.

O Google se recuperou de uma pane generalizada que atingiu vários serviços seus em diferentes mercados pelo mundo nesta quinta-feira (14/05).

Serviços do Google, como buscador, Gmail, Maps e Apps, se tornaram inacessíveis principalmente apra usuários dos Estados Unidos, mas também para outras localidades pelo mundo, entre 9h45 e 13h20 desta quinta, pelo horário de Brasília.

O Google confirma problemas enfrentados na China, Austrália e França. O Google Brasil não sabe dizer se a pane atingiu os brasileiros.

"A questão afetando alguns serviços do Google foi resolvida. Lamentamos pela inconveniência e divulgaremos mais detalhes em breve", afirma nota divulgada pelo buscador.

O vice-presidente sênior de operações, Urs Hoelzle, afirmou que a instabilidade foi causada por um congestionamento de tráfego em roteadores na Ásia após o Google começar a redirecionar usuários de seus serviços pela região por um erro na rede.

"Como resultado, cerca de 14% dos nossos usuários experimentaram lentidões ou mesmo interrupções de serviços. Sentimos pelo que aconteceu e você pode ter certeza de que trabalharemos ainda mais forte para garantir que problemas similares não aconteçam de novo", afirma o post no blog oficial do Google.


Na primeira semana de maio, alguns usuários relataram problemas para acessar serviços do Google, como Reader, Gmail e Maps, além da própria ferramenta de busca, no Brasil.

Com os problemas resolvidos, o Google Brasil firmou que uma manutenção de rotina afetou alguns roteadores, "o que causou impacto no tráfego de parte dos usuários brasileiros, limitando acesso aos serviços da empresa por alguns instantes".

Twitter
Usuários do microblog Twitter, no entanto, estão atualizando o status da paralisação no Google pela tag '#googlefail'. No microblog há uma série de depoimentos de pessoas que estão sem acesso ao Gmail, à página inicial do Google, aos serviços Google News, Google Reader, YouTube, Google Analytics, Maps e Docs.

Nenhum comentário: