Claudio Martins, da GM, ficou no topo da lista. Conheça os premiados do IT Leaders por categoria e a lista completa dos melhores gestores da área
Redação CIO
Publicada em 19 de setembro de 2008 às 16h41
Claudio Martins, General Motors, foi eleito o melhor CIO do País em 2008, segundo a pesquisa Gestão de TI, organizada pela consultoria PricewaterhouseCoopers, e o prêmio IT Leaders, que chega este ano a sua oitava edição.
O CIO da indústria automobilística para o Mercosul explica que no ano de 2007, as atividades de sua área foram intensas para atender às novas exigência contábeis do governo, o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Martins e sua equipe tiveram que enfrentar o desafio de integração dos sistemas de emissão de notas e livros contábeis com o ERP da companhia. Mesmo correndo contra o tempo – as montadoras deveriam entregar suas notas eletronicamente – Martins ainda conseguiu implementar uma plataforma de mobilidade em parceria com a Nokia e a Vivo.
Em evento na noite de ontem (18/09) no restaurante Leopoldo, foram premiados também Pedro augusto de Oliveira, da AngloGold Ashanti, que ficou na segunda colocação, e Emilio Vieira, da Alliaz, em terceiro. (Leia a lista dos 100 melhores CIOs do Brasil).
No setor de bancos e serviços financeiros, Laércio Albino Cezar, vice-presidente executivo do Bradesco, ficou com o primeiro lugar. Responsável por um orçamento bilionário, Cezar deve trabalhar agora para implementar uma arquitetura orientada a serviços (SOA) no banco.
Anderson Cunha, evangelizador na Leroy Merlin de que a TI deve fazer comércio antes de tudo, foi premiado como o melhor CIO de comércio. José Augusto Brito, gerente de informática do Instituto Presbiteriano Mackenzie, ficou em primeiro lugar na categoria Educação.
O superintendente de TI da Light, Marcelo Carreras, responsável pelo projeto de gestão de perdas e estabilização do SAP, foi o destaque de governo e serviços públicos. Claudio Fontes, da Spaipa, desenvolveu o data mart que deu suporte aos sistemas de Business Intelligence e Business Analytics, ficou com o prêmio na categoria Indústria de alimentos e bebidas.
Ernani Paulo Toso, da Grandene, foi o melhor CIO de indústrias de bens de consumo. Marcelo Ramires, CIO da Rexam, da indústria de manufatura e Luis Antonio Janssen, da categoria indústria química e petroquímica.
Convidados a responder um questionário a respeito das práticas utilizadas em suas áreas, 394 CIOs e diretores de TI mostraram um pouco de seu trabalho nos últimos 12 meses.
As 100 empresas que mais se destacaram, na figura de seus líderes, foram escolhidas entre organizações de grande porte e tradicionais investidores em tecnologia da informação.
A pesquisa continha mais de 80 questões, que cobriam os mais variados temas na área. Desde novos conceitos, como virtualização e sua aplicação para o negócio, até adequação a melhores práticas de mercado, entre elas ITIL ou Cobit.
A análise dos dados coletados seguiu a abordagem metodológica chamada de “Manage IT as a Business”, concebida pela consultoria. Trata-se do conceito de governança de tecnologia da informação como prática multidisciplinar, formada por estruturas organizacionais, ferramentas e processos necessários para assegurar às empresas o atendimento a pontos importantes da área de TI e do negócio.
Os executivos foram questionados sobre alinhamento à estratégia organizacional, excelência nos processos, otimização e consolidação de dados e informações (aplicativos), arquitetura tecnológica e sobre os modelos de estrutura organizacional para atendimento às demandas e serviços. Neste contexto, esta abordagem que a PwC utiliza, denominada IT Transformation, foi a base para o Estudo Gestão de TI 2008.
Este ano a média é de 18 anos de experiência profissional no cargo, contra 15 anos do ano passado. Outro ponto é a ascensão destes CIOs à alta diretoria por 65% dos respondentes, contra 47% em 2007.
Ano passado, os desafios relatados pelos CIOs para este ano já passavam por questões relacionadas ao entendimento e à aplicação do SOA, com a modernização da estrutura organizacional da TI e com os novos modelos de relacionamento com os fornecedores de TI (multisourcing). Este ano, 65% das áreas de TI possuem estrutura de escritórios de projetos, contra 35% no ano passado.
Os resultados do Estudo de Gestão de TI 2008 nas organizações brasileiras demonstram que o sucesso das iniciativas de TI tem possibilitado o amadurecimento no emprego, na demonstração de resultados e na transformação das organizações.
Por outro lado, preocupações latentes surgem: complexidade da gestão e da arquitetura da TI, utilização e adoção corporativa de redes sociais, aplicação corporativa da web 2.0 e amadurecimento do outsourcing, com conseqüente evolução do relacionamento cliente/fornecedor.
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