quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Hacker recupera notebook roubado monitorando as ações virtuais do suspeito

Usando o monitoramento à distância, o dono do Macbook Pro descobriu a identidade e endereço do suspeito via Facebook
16 de Agosto de 2011 | 17:28h

O profissional de segurança da informação Greg Martin teve seu Macbook Pro roubado de sua casa localizada no bairro londrino de West Kensington, Inglaterra. Porém, graças a um dispositivo de rastreamento chamado Prey, que estava instalado em seu equipamento, ele conseguiu descobrir a identidade do suspeito.

Greg, que trabalha para o FBI e para a NASA, disse em seu blog que após dois dias, enquanto jantava em Luxemburgo, recebeu um e-mail do Prey dizendo que o suspeito estava usando seu Macbook. A ferramenta dava a possibilidade de Greg ver screenshots dos sites que estavam sendo usados pelo ladrão e até do próprio suspeito.

Greg postou que havia descoberto a identidade do suspeito devido ao Facebook: "Depois de 2 horas acompanhando o ladrão, ele finalmente entrou no Facebook!"

Assim, Martin conseguiu descobrir o nome, escola, endereço e até informações sobre o wireless do ladrão. Com esses dados, o especialista em segurança entrou em contato com a policia, que conseguiu recuperar seu Macbook na casa do suspeito. Soheil Khalilfar, de 18 anos, foi preso e será julgado ainda nesta semana.

Fonte: Olhar Digital

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Guia traz a média de salário para diversos cargos de TI no Brasil

Os dados fazem parte de uma pesquisa divulgada pela empresa de recrutamento Robert Half
15 de Agosto de 2011 | 08:35h

Qual o salário mensal de um gerente de TI, com mais de dez anos de experiência e que atue em uma grande empresa? Em média, esses profissionais recebem entre R$ 17 mil a R$ 29 mil. Pelo menos, de acordo com o Guia Salarial 2011/2012, divulgado pela empresa de recrutamento Robert Half.

O levantamento mostra quanto ganham, em média, diversos cargos de TI no mercado brasileiro, de acordo com tempo de experiência na posição atual e tamanho da empresa. E, segundo a Robert Half, se comparado ao mesmo Guia Salarial realizado em 2010, neste ano, a remuneração dos profissionais está, em média, 20% mais alta do que a tabela anterior.

A seguir, veja o guia com a média de salários (em Real) de alguns cargos de TI no Brasil, divulgado pela Robert Half:

Fonte: Robert Half

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Carreira: como a tecnologia vai acabar com a função de muitos gerentes

Especialista em gestão considera que os executivos com conhecimentos generalistas estão com os dias contados no mercado

04 de Agosto de 2011 | 09:15h

Nas últimas décadas, a tecnologia provocou uma verdadeira revolução nas empresas de todo o mundo e, principalmente, afetou a maneira como as pessoas trabalham. E, de acordo com a professora de gestão da London Business School – uma das principais escolas de negócio do mundo –, Lynda Gratton, um dos próximos passos dessa evolução será o desaparecimento dos cargos de média gerência ou de gerência operacional.

Em seu blog, Lynda fala que isso vai acontecer porque a própria tecnologia tem substituído o trabalho dos gestores, ao monitorar a performance, fornecer informações, relatórios e até apresentações. “O que deixa as pessoas que atuam como gerentes mais generalistas em uma situação vulnerável”, avisa a especialista. Ela lembra que, em um passado não muito distante, as empresas valorizaram esse perfil de profissional, mas boa parte deles não se preocupou em buscar um conhecimento mais profundo e, portanto, tende a ficar fora do mercado.

“Graças à internet e às ferramentas de busca, todo mundo sabe ou pode saber algo sobre tudo. Existe pouca vantagem competitiva em ser um 'sabe tudo' quando seu principal concorrente é o Wikipedia”, ressalta a professora.

Também por conta da tecnologia, ela considera que as atitudes dos profissionais diante dos gestores mudaram. Os jovens na faixa dos 20 anos, por exemplo, não costumam valorizar chefes que simplesmente agem de forma operacional – ou seja, dão ordens e analisam o cumprimento delas –, mas respeitam aqueles gestores que estão preocupados com o desenvolvimento profissional de cada pessoa da equipe. O que vai muito além do trabalho de um gerente médio.

Lynda afirma que quem hoje ocupa ou está prestes a ocupar uma posição de gerência precisa se preparar para investir em novas competências, que sirvam como verdadeiros diferenciais. Sem isso, a especialista acredita que os gestores tendem a ser cada vez menos importantes para as organizações.

O caminho passa também por apostar no desenvolvimento de conhecimentos específicos. A professora detalha que algumas pesquisas recentes indicam que, no futuro, as competências mais valorizadas para os gestores serão aquelas relacionadas a empreendedorismo, relacionamento interpessoal, criatividade, gestão de pessoas e sustentabilidade.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Conectar-se à rede caseira mesmo a 100km de distância: conheça o Super Wi-Fi

Apple já anunciou que está perto de produzir produtos compatíveis com a nova tecnologia


29 de Julho de 2011
17:05h

O sistema Wi-Fi receberá um update, inaugurando uma nova geração, a 802.22. A informação foi publicada oficialmente pela IEEE, organização que rege as normas para redes Wi-Fi. A nova versão utilizará freqüências que ficarão vazias, uma vez que as transmissões de TV analógica serão extintas em breve. A 802.22 possibilitará a transferência de dados em velocidades de até 22Mbps para os produtos que estiverem a cerca de 100km do transmissor.

É óbvio que ainda haverá um grande tempo de espera até que todas as mudanças necessárias sejam feitas. Mas a Apple já anunciou que está perto de produzir produtos compatíveis com o Super Wi-Fi.

Fonte: Olhar Digital