sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O orkut vai reconquistar pessoas?



O Google anunciou hoje o novo layout do orkut e os usuários vão trocar aos poucos. Será uma forma de reconquistar quem abandonou a rede social?

Muita gente já trocou o orkut por outras redes sociais, principalmente o Facebook, ou simplesmente desistiu de ter perfil em qualquer uma delas. Ainda assim, o orkut continua soberano absoluto no país. As estatísticas impressionam: 75% dos brasileiros que navegam na internet passam por ele e ele é o site mais acessado do país. O Google anunciou que o orkut tem 80 milhões de perfis, o que dá margem para pensarmos em pelo menos uns 50 milhões de brasileiros.
Naveguei um pouco pelo orkut com o novo layout hoje à tarde. Ele parece mais bonito. E, pelo menos pra mim, está a cara do Facebook. Até a sugestão de pessoas que eu conheço está lá. O site também parece mais rápido.

A estratégia de distribuir convites parece boa. Com isso, acho que mais gente deve ficar curiosa para receber convites e entrar no site, assim como tem ocorrido com o Google Wave. Mas será que isso é suficiente para atrair pessoas que saíram e, muito mais que isso, conquistar novos usuários no Brasil e, principalmente, no mundo? É algo que veremos nos próximos meses.

INFO Online

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

[Vídeo] A História do Google em 2 minutos

Quem conhece, sabe que em pouco mais de 10 anos o Google conseguiu se tornar a marca mais valiosa do mundo, superando grandes como Coca Cola, Microsoft e Apple, toda esta história apesar de tudo ter acontecido muito rápido aposto que não cabe em apenas 2 minutos, ou pelo menos pode tentar ser contada neste tempo, acompanhe o vídeo.

Fonte Macmagazine

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Caso de fraude a correntista do Itaú alerta internautas; confira as dicas de segurança

Por Clayton Melo, do IDG Now!
Publicada em 28 de outubro de 2009 às 09h02
Atualizada em 28 de outubro de 2009 às 10h58

Decisão de tribunal do Rio Grande do Sul, que isentou banco de ressarcir cliente, relembra necessidade de adoção de cuidados contra crimes pela web.

O caso da 15º Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), que mudou uma sentença já dada e isentou o banco Itaú da responsabilidade de ressarcir um correntista que teve 4.487,53 reais retirados de sua conta pela web, é um sinal para os internautas redobrarem seus cuidados com a segurança.


Independentemente das visões jurídicas em torno do episódio, chama atenção o argumento utilizado pelo relator, o desembargador Otávio Augusto de Freitas Barcellos, para isentar o Itaú de indenizar o cliente que foi vítima do crime virtual.

Segundo a determinação da Justiça, não houve falha na prestação do serviço nem mesmo negligência no que diz respeito à segurança do site do banco. Tratou-se, portanto, de um caso de descuido dos procedimentos de segurança por parte do correntista. Diante dessa situação, cabe relembrar alguns procedimentos de segurança e atentar para as novas modalidades de crimes virtuais.

O perito em crimes pela internet e diretor da E-net Security, Wanderson Castilho, afirma que o ponto de partida é manter antivírus e firewall sempre atualizados. "É uma regra conhecida, mas ainda assim muitas pessoas se esquecem desse cuidado", afirma.

Um dos principais pontos que devem ser atentados hoje, no entanto, refere-se à navegação, alerta Castilho. Ele observa que cresce a passos largos a clonagem de sites de empresas ou infecção de espaços virtuais de companhias conhecidas.

"O crime virtual está mudando sua forma de agir. Em vez de investirem só no envio de e-mails infectados, os crackers passaram a contaminar sites de empresas", diz. "Por isso, vale ficar atento a qualquer mudança do visual do site do banco ou de empresas que o usuário costuma visitar. Se notar algo diferente, é melhor telefonar para a companhia e se certificar de que aquele site é de fato da organização e de que ele está seguro", recomenda.

Para auxiliar você, preparamos umas dicas de segurança para que os criminosos virtuais fiquem distantes de máquina.

Confira.

Atualizar programas de segurança
É fundamental checar com regularidade se seu antivírus e firewall estão atualizados. Trata-se de uma regra básica e fundamental, mas nem sempre seguida.

E-mails com links
Sinal de alerta quando receber mensagens eletrônicas que pedem para clicar em links. Essa é uma das formas mais tradicionais utilizadas por criminosos virtuais. Os códigos maliciosos podem ser enviados por meio de spams e também pelo e-mails de seus amigos, que podem não saber que estão contaminados.


Navegação
Muito cuidado com os sites que você acessa. É muito comum chegarmos a canais desconhecidos por meio de mecanismos de busca. Tome cuidado: tem crescido o número de sites falsos criados para infectar usuários desavisados. Sites de sexo estão entre os mais perigosos.

Sites de bancos
Como os mecanismos de segurança das instituições financeiras costumam ser bem protegidos, os crackers passaram a investir na clonagem desses espaços virtuais. Em outras palavras, eles criam uma página muito parecida com a dos bancos, para que o usuário a visite e informe sua senha bancária. Portanto, a dica é para ficar atento a qualquer mudança, por mais sutil que seja, ao lay out do site (logotipo, cores usadas, seções). Se ficar em dúvida, telefone para o banco e se certifique de que aquele site é mesmo da instituição.

Informações confidenciais
Não vá passando qualquer informação que lhe pedirem. É comum em sites clonados a solicitação de dados confidenciais, como RG, CPF e endereço de sua residência - além da senha. Mas, como seu banco já possui seus dados pessoais, dificilmente eles lhe pediria novamente pela internet. Se isso acontecer, telefone para a instituição e relate o ocorrido.

Sites de empresas
Uma modalidade de crime virtual em moda atualmente é a infecção de sites de companhias conhecidas. Por isso, a recomendação para ficar atento a mudanças de visual nas páginas também vale para este caso. Outro cuidado também é importante: se aparecer alguma janela diferente da que você se acostumou a ver no site, com mensagens do tipo ""warming
security" ou com solicitação de dados confidenciais, desconfie.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

China Está Expandindo em Cyber-Espionagem

De acordo com um relatório do governo americano publicado no Wall Street Journal, intitulado "China Economic and Security Review Commission", a China está expandindo de forma muito rápida sua atuação em cyber-espionagem. E das diversas maneiras aplicadas por essas ações, todas foram bem sucedidas. Ainda de acordo com o relatório, o governo Chinês tem conseguido constantes sucessos em invasões a companhias de alta tecnologia, e com isso tem roubando grandes quantidades de dados muito valiosos.



O relatório explica que, mesmo não tendo nenhuma evidência conclusiva, que prove que o governo Chinês está envolvido, o nível de profissionalismo requerido para esses ataques aponta para eles. A natureza técnica das informações roubadas também suporta a indicação de que o governo Chinês está por trás de tudo isso. Aparentemente os dados seriam inúteis para qualquer cyber-criminal, ou mesmo companhias rivais, pelo simples motivo que as mesmas não poderiam ser vendidas de forma fácil entre esses grupos.

Em um dos casos, os espiões penetraram um servidor de uma companhia nos Estados Unidos e conseguiram estabelecer um "canal de comunicação" permanente com um servidor na China. O canal, aparentemente, ficou disponível por semanas, espionando na rede da empresa e, apto a registrar as informações de acesso de dezenas de empregados. O relatório aponta que os espiões copiavam os arquivos que lhes eram de interesse, para os servidores de alta velocidade da empresa, renomeavam os arquivos, e então os transferiam em formatos comprimidos e criptografados.

O governo americano estima que os Chineses tem roubado o equivalente a US$50 milhões por ano, das companhias norte-americanas. O Escritório Federal Alemão para a Proteção da Constituição também descobriu que as companhias alemãs tem recebido visitas não-desejadas da China e outros países, em intervalos regulares. As autoridades germânicas suspeitam que os ataques de espionagem às suas empresas estão sendo realizadas pelos serviços secretos da China e Rússia, e países espalhados por toda África.

Em março de 2009, em um relatório do Escritório North Rhine-Westphalian para a Proteção da Constituição, identificou a espionagem corporativa pela Internet como um dos problemas mais crescentes. Além da China, o relatório indica Rússia, Vietnam e Coréia do Norte como "ativos".


Saiba Mais:

[1] Heise-Online: http://www.h-online.com/security/new...ge-838173.html
[2] Wall Street Journal: http://online.wsj.com/article/SB125616872684400273.html

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Linus Torvalds é flagrado com Windows 7

Felipe Zmoginski, de INFO Online
Sexta-feira, 23 de outubro de 2009 - 15h39

Torvalds no Japão: um sorriso para o Windows 7

SÃO PAULO - O criador do Linux, Linus Torvalds, deixou-se fotografar em um quiosque promocional do Windows 7 em Tóquio com um sorriso no rosto e um sinal de positivo na mão direita.


Torvalds está na capital japonesa para participar de um simpósio sobre software livre. No dia do lançamento do Windows 7, a cidade estava tomada de publicidade do novo sistema operacional e o linuxista não resistiu a uma irônica foto ao lado de uma revenda da Microsoft.

A imagem foi feita em frente a Yodobashi Camera, uma das mais populares redes de eletrônicos no Japão.


Para os linuxistas que acompanhavam Torvalds na Ásia, o criador do Linux foi clicado em um “momento de bom humor”.


“A Microsoft tentou prejudicar o encontro de software livre em Tóquio marcando a estreia do Windows 7 para o mesmo dia, mas não conseguiu”, disse Chis Hlaeger, dono do álbum no Picasa que divulgou a imagem para o mundo.


O fotógrafo divulgou ainda que, após a foto, Torvalds deixou a loja sem comprar nada. Além da imagem irônica de Torvalds, os japoneses contaram com uma edição especial de hamburguer no Burger King para "festejar" a chegada do Seven. No país, as lojas serviram lanches com sete hamburgueres.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Data Center e telepresença são apostas da Dimension Data no Brasil

:: Luiz Queiroz
:: Convergência Digital :: 22/10/2009

A Dimension Data, integradora Cisco, presente em mais de 40 países e com parceirias em outros 120 - tem como meta para o ano de 2010, que começou este mês de outubro, crescer no mercado corporativo privado e governamental. No planejamento estratégico, a companhia vem com novas soluções nas áreas de data center e telepresença.

A arrancada da empresa começou em abril, quando foram iniciadas as atividades do Data Center local. Foi com a Ativas, provedora de soluções para Data Center, pertencente ao Grupo mineiro Asamar, que atua em todo o Brasil, nas áreas de distribuição de combustíveis, exploração de petróleo, biodiesel, construção em aço e produtos florestais, por meio das empresas Alesat Combustíveis S.A, Alvorada Petróleo, Brasil Bionergia, Masb, Codeme Metform e Mourões Touro.

O projeto recebeu investimentos de US$ 2 milhões e envolve o fornecimento de soluções de toda a infraestrutura de rede necessária para a montagem do Data Center, de forma virtualizada. É a primeira vez na América Latina, que a virtualização é adotada desde a concepção de um projeto, segundo revelou Antenor Paglione, Diretor Senior de vendas da Dimension Data.

O executivo concedeu uma entrevista para a CDTV do portal Convergência Digital, na qual também fala das principais características da tecnologia de Telepresença e sua adoção pelo mercado brasileiro. Outro foco de negócio da empresa, os projetos que envolvem a Telepresença têm registrado um crescimento expressivo e devem dobrar de volume já no próximo ano.

Paglione revela que já vem conversando com estatais e bancos públicos sobre a telepresença, mas não com desgastado discurso da redução de custos. Segundo ele, a telepresença é uma tecnologia que não apenas potencializa a administração em geral, mas permite que o governo possa tocar projetos de inclusão social.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Google diz que tuítes estarão em suas buscas


Google não quis ficar atrás do Bing e anunciou acordo no mesmo dia: Twitter invade os sites de busca

Guilherme Pavarin, de INFO Online
Quinta-feira, 22 de outubro de 2009 - 08h55
 
SÃO PAULO – O Google anunciou, há pouco, uma parceria com a rede de microblog Twitter a fim de inserir todos os tuítes não-privados em suas buscas.


Passada pela vice-presidente dos produtos de busca e experiência do usuário, Marissa Mayer, a notícia eclodiu na rede horas depois que a Microsoft consumou um acordo entre seu site de buscas Bing e o Twitter.

Segundo Marissa, a vantagem da sociedade entre os sites está nas buscas em tempo real, que pode vir a ser uma fonte de informação valiosa para saber o que acontece pelo mundo.


“Desta forma, na próxima vez que você procurar por algo poderá ser auxiliado por uma observação em tempo real, por exemplo, as condições de neve no seu resort favorito de esqui, você vai encontrar tuítes de outros usuários que estão lá e compartilham as últimas e melhores informações”, escreveu, no blog oficial do Google.


A vice-presidente das buscas do Google também salientou que, nos próximos meses, o site de buscas da empresa terá um produto que mostrará como pesquisar melhor por conteúdos do Twitter.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Cisco ISR G2: Innovation Engine for Borderless Networks

Dê uma olhada nesse video sobre o que a nova tecnologia da Cisco pode permitir. Uma rede sem fronteiras segundo eles:

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Windows Server confiará em servidores baseados em Samba



Um grupo de desenvolvedores do Samba v4 recentemente passou uma semana em Redmond trabalhando com a Microsoft na interoperabilidade com o Active Directory. O resultado é que o Windows Server agora poderá entrar, estabelecer confiança e replicar Active Directory baseado em Samba usando protocolos nativos da Microsoft. Mesmo que o Samba v4 ainda esteja em estágios alpha este é um grande passo para o mundo open source. Ou poderia ser uma armadilha.


Mais detalhes: http://people.samba.org/people/2009/10/05#drs-success

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Tim Berners-Lee não imaginava como seria incômodo digitar “//” e “www”




O pai da rede mundial de computadores, Tim Berners-Lee não imaginava na época, como seria incômodo digitar “//” ou “www” quando queremos acessr certo endereço na web, em recente entrevista ele pediu desculpas por ter colocado duas barras na frente dos endereços eletrônicos, logo após afirmar que o uso dos caracteres “//” após o “http:” é totalmente desnecessário.

Ele ainda completou que quando criou a world wide web, ele não imaginava que as barras causariam tanta irritação entre os usuários e que parecia uma boa ideia (usar o WWW) na época.

Fonte BBC

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Sua webcam como câmera de segurança



Descubra mais uma forma útil de utilizar a webcam que você tem em casa
Links desta matéria:


HighlightCam


Home Camera


Quer ser alertado quando alguém entrar no seu quarto? Ou talvez queira monitorar o trabalho de algum empregado? Mais que isso: criar um sistema de segurança para a sua casa enquanto viaja? Saiba que você pode fazer tudo isso de graça, e utilizando apenas a sua webcam. Como? É o que você vai ver agora.


Primeiro, a gente te mostra esse serviço aqui, o HighlightCam. Ele é 100% online, ou seja, não é necessário baixar nenhum programa ou nenhum plugin para que ele funcione. Você só precisa fazer um cadastro e autorizar que o sistema use a sua webcam e o seu microfone, caso também queira capturar o áudio. Aí, ao clicar o botão “Start Recording”, o serviço vai passar a monitorar aquele ambiente. Qualquer movimento e pronto! O vídeo é gravado e você pode ter acesso a ele de qualquer lugar do mundo. Basta conectar-se à sua conta de qualquer outro computador, e assistir ao material. O melhor é que o HighlightCam monitora o tempo todo, mas só grava quando algum movimento ocorre na cena. Então, horas e horas de monitoramento podem ser reduzidos a segundos – só aqueles que realmente interessam a quem está vigiando o espaço.


A versão gratuita é bem generosa, apesar das limitações. Você pode guardar um bom estoque de vídeos; o sistema avisa, por email, a cada nova gravação e ainda é possível ajustar a sensibilidade da câmera para que ela não dispare com qualquer movimento, como por exemplo, uma cortina ao vento.


O HomeCamera também é gratuito e um pouco mais completo que o HighlightCam. Só que é preciso baixar um plugin para que ele funcione. Ao contrário do anterior, os vídeos podem ser gravados, também, no seu HD. E cada vez que o sistema for acionado, você recebe não só um email, mas também uma mensagem no seu celular, contendo uma imagem do que está acontecendo naquele exato momento.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Pedale com Wii Ciberbike para salvar o planeta

por Talita Abrantes Comente!


Depois de se descobrir atleta com o jogo Nintendo Wii, que tal assumir seu lado ciclista? O controle Wii Ciberbike, da Bigben Interactive, deve chegar ao mercado europeu no início do ano que vem.

O controle mais parece uma bicicleta ergométrica. Mas, como o controle convencional do Wii, deve vir equipado com sensores de movimento. No jogo feito especialmente para a Ciberbike, o objetivo é conduzir uma nave voadora movida a pedaladas para exterminar a poluição do planeta. Super sutil.



A Bigben Interactive, empresa europeia especializada em acessórios para games, ainda não divulgou o preço da Ciberbike. Não há previsão da chegada do controle ao Brasil.

INFOExame

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Cientista prevê que, até 2040, será possível fazer upload dos dados do próprio cérebro




Ray Kurzweil, um futurologista e cientista americano que dedicou toda a vida para criar máquinas e aparelhos que ajudassem as pessoas acredita que uma nova era se aproxima, na qual, com modificações genéticas, o ser humano será capaz de feitos incríveis, como transferir dados diretamente do cérebro para, por exemplo, a internet e até mesmo viver para sempre.

Segundo o site The Independnt , Kurzweil foi o criador de dispositivos inovadores, como o primeiro sintetizador de música capaz de duplicar quase que perfeitamente o som de um piano de cauda, ou do primeiro leitor de livros para cegos. O inventor é conhecido por seu louvável senso de responsabilidade social. Seu aplicativo educacional chamado Kurzweil 300, que ajuda no ensino de pessoas com dislexia ou transtorno de déficit de atenção, é um exemplo disso.

Kurzweil afirma que, com o avanço do estudo do DNA , a imortalidade vai se tornar uma proposta real até 2045. Ele chama toda essa gama de processos de evolução, assistida ou não, de Singularidade.

Na transcrição de um podcast publicado pela Scientific American , o jornalista John Horgan, que estudou o trabalho de Kurzweil e seus conceitos, disse que todos esses processos podem acontecer inclusive sem o uso de inteligência artificial, apenas com engenharia genética ou até com auxílio de remédios, prolongando a vida por centenas de anos.

Kurzweil ainda defende que seremos capazes de enviar informações de uma mente humana para um computador, capturando toda sua personalidade, incluindo memória, habilidades específicas e sua história, usando para isso máquinas não biológicas que co-existirão com os humanos de forma tão harmoniosa que as diferenças entre eles não serão tão importantes.

Fonte Matheus Gonçalves (Yahoo)

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Governança de tecnologia está com dias contados, diz especialista do MIT

O pesquisador Peter Weill explica que, em estruturas organizacionais maduras, também existe a tendência de o orçamento de TI ser dividido por áreas de negócio

Patrícia Lisboa, repórter da CIO
Publicada em 01 de outubro de 2009 às 09h05

O pesquisador-sênior do Centro para Pesquisas em Tecnologia da Informação do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Peter Weill, acredita que a governança de TI, da maneira como conhecemos hoje, está com os dias contados.

Defensor ferrenho de que as melhores práticas de atuação são um fator essencial para o desempenho dos negócios, Weill afirma que em corporações maduras existe a tendência de se incorporar todos os controles departamentais - inclusive a governança de TI - em um único modelo de governança corporativa global.

“A expectativa é de que não haja governança de TI no futuro”, diz o pesquisador, que complementa: “Isso porque, com a evolução das normas regulatórias dos mais diversos setores, é esperado que todas as companhias precisem integrar as iniciativas em uma só política”.

Autor do livro “IT Governance: How Top Performers Manage IT Decision Rights for Superior Results” (Governança de TI: Tecnologia da Informação, em português), ele ainda complementa que o mesmo deve acontecer com o orçamento específico da TI.

Na visão do especialista, ao passo que o gestor de tecnologia passará a coordenar ações que tragam resultados práticos ao negócio, em vez de centralizar o budget da área, ele terá acesso a uma parcela dos recursos destinados aos projetos que envolvem a TI de cada departamento.

Na prática, o pesquisador aposta em uma estrutura orçamentária da seguinte maneira: com base nas demandas das áreas de negócio e na condição financeira da companhia, os recursos estabelecidos para o segmento de tecnologia da informação serão divididos e repassados aos demais departamentos. “Assim, quando planejar uma iniciativa voltada à área de finanças, por exemplo, o CIO utilizará os orçamentos específicos que o departamento financeiro possui para as iniciativas ligadas à TI”, explica ele.

Para alcançar tal patamar de integração entre as áreas, no entanto, Weill alerta que as companhias terão de colocar ordem na casa, estabelecendo políticas efetivas e segmentadas de governança. “Não é possível integrar tudo sem que cada departamento tenha cumprido seu dever e organizado projetos individualmente”, conclui o especialista.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Cracker preso trava computadores da cadeia

James Della Valle, de INFO Online
Quarta-feira, 30 de setembro de 2009 - 10h31



SÃO PAULO – O cracker Douglas Havard, de 27 anos, conseguiu travar todos os computadores do complexo penitenciário de Ranby, na Inglaterra.

O cracker, preso por envolvimento com técnicas de phishing, tinha a missão de reprogramar as máquinas da penitenciária para criar a estação de TV interna da instituição.

Segundo o Sunday Mirror, os administradores, que delegaram a tarefa a Havard, pensaram que sua afinidade com tecnologia os ajudaria a acelerar o processo. Mas não foi o que aconteceu.

Sem supervisão, ele resolveu trocar todas as senhas de todas os PCs, impedindo os próprios administradores de logar em suas estações de trabalho. A instituição foi obrigada a contratar especialistas para resolver o problema.

Havard, que cumpre pena de seis anos, foi colocado na solitária como punição. A administração do presídio informou que a brecha de segurança está sendo investigada.