terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cigarro eletrônico causa polêmica nos EUA

Reuters
Terça-feira, 29 de setembro de 2009 - 08h15


Ecigarettes são vendidos principalmente pela interne.


NOVA YORK - Será que o cigarro eletrônico se tornará uma nova opção para quem está tentando parar de fumar? As reações entre americanos são mistas.

Mais da metade das pessoas entrevistadas em pesquisa acha que o cigarro eletrônico deve ser regulamentado pelo órgão regulador dos EUA, Food and Drug Administration (FDA), mas 47% dos entrevistados acreditam que o aparelho deve ser disponibilizado para fumantes que queiram parar.

"Na busca por um cigarro mais seguro, o cigarro eletrônico, conhecido como ecigarette, está se tornando uma opção popular entre os que estão ou tentando parar ou buscando substituir a fumaça do tabaco comum por uma alternativa que fabricantes alegam ser mais segura", afirmou a Zogby International, que conduziu a pesquisa, em comunicado.

Cerca de metade dos 4.611 adultos entrevistados no estudo já tinha ouvido falar de ecigarettes, que são aparelhos a pilha, ou recarregáveis, que vaporizam uma solução líquida de nicotina. Os cigarros não produzem fumaça, mas sim vapor de água, que não tem cheiro.

Os ecigarettes, que ainda são vendidos, na maioria, pela internet, foram fabricados pela primeira vez na China. No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou contra o uso dos cigarros eletrônicos, afirmando que não havia provas de que seriam mais seguros ou que ajudassem a parar de fumar.

A OMS disse ainda que pessoas que fumam os ecigarettes inalam uma leve névoa de nicotina nos pulmões.

Quase um terço das pessoas entrevistadas pela pesquisa acredita que os ecigarettes devem ser permitidos em locais onde é proibido fumar, já que o aparelho não produz fumaça, mas 46% das pessoas não concordam.

Mais homens que mulheres que sabiam da disponibilidade dos cigarros afirmaram que deveriam ser uma opção disponível para quem quisesse parar.

Jovens entre 18 e 29 anos e solteiros foram os grupos mais abertos a testar o cigarro eletrônico.

O tabaco é, sozinho, a maior causa de morte evitável do mundo, segundo a OMS.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Google Maps mostra o trânsito de SP, RJ e BH

Maurício Moraes, da INFO
Sexta-feira, 25 de setembro de 2009 - 20h22


Um retrato das vias congestionadas em São Paulo na noite de sexta-feira (25)

SÃO PAULO – O Google Maps passou a exibir informações sobre o trânsito de São Paulo, Rio e Belo Horizonte. Basta clicar no botão “Trânsito” para ver a lentidão em tempo real.

O serviço já está disponível há um bom tempo em dezenas de cidades de outros países, como Nova York, Los Angeles, Paris e Londres. As informações sobre os congestionamentos em algumas capitais brasileiras também já podiam ser acessadas em serviços concorrentes, como o Bing Maps, da Microsoft, ou por meio dos sites de empresas responsáveis pela fiscalização do trânsito, como a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Speedy diz ter elevado 40% da capacidade

Felipe Zmoginski, de INFO Online
Quarta-feira, 23 de setembro de 2009 - 20h50


Sede mundial da Telefônica: Speedy recebe novos investimentos


SÃO PAULO - Quase dois meses após acordar um plano de melhorias para o Speedy, a Telefônica anunciou a ampliação de sua capacidade de tráfego de dados de 100 Gbits para 140 Gbits.

O plano de melhorias foi apresentado à Agência Nacional de Telecomunicações em 26 de junho e previa 90 dias para a telecom ampliar sua capacidade de tráfego, o que foi usado pela Telefônica como argumento para demonstrar que está reagindo mais rápido do que o planejado às instabilidades que seu produto de banda larga sofre.

De acordo com a companhia, a ampliação na capacidade da rede é a segunda no prazo de um ano, já que anteriormente o Speedy contava com banda de 60 Gbits, capacidade que subiu para 100 Gbits e, agora, para 140 Gbits. A telecom disse ainda que seu backbone IP no Estado de São Paulo teve a capacidade elevada de 240 para 520 Gbits, o que melhora o transporte e contingenciamento no tráfego de dados do Speedy.

Também nesta etapa, a Telefônica diz ter concluído o plano de segmentação de sua rede banda larga. Isto é importante para garantir que, caso um problema pontual na rede ocorra, possa ser isolado mais rapidamente. Em 2008, uma falha num roteador na cidade de Sorocaba causou problemas na banda larga da empresa em todo o Estado, o que poderia não ocorrer com a segmentação da rede.

Desde agosto, a Telefônica afirma ter investido R$ 50 milhões para estabilizar o Speedy e melhorar seu sistema de atendimento ao cliente. Em nota, a companhia diz que o número de reclamações de sua banda larga junto ao PROCON caiu para 10 mil queixas em setembro, frente uma média histórica de 29 mil mensais. Na cidade de São Paulo, diz a Telefônica, o número de queixas está no valor mais baixo dos últimos cinco anos.

A companhia divulgou ainda o número de novas assinaturas do Speedy desde que a Anatel retirou o bloqueio às vendas do produto. De 26 de agosto até agora, 75 mil pessoas assinaram o serviço, diz a empresa.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Mídias sociais: inteligência & tecnologia



O Seminário INFO – Twitter, Orkut e Flickr, realizado dia 21 de setembro, não cumpriu tudo o que havia prometido, ou seja, mostrar o impacto dessas novas mídias nos negócios: o Flickr, por exemplo, não foi praticamente mencionado e o Orkut foi tratado de forma apenas numérica. Esperamos que, num próximo seminário, sejam abordados o perfil e as características de cada mídia, com foco na qualidade. No entanto, os dez painéis de discussão conseguiram gerar um debate instigante. Algumas personalidades se destacaram, como os supertuiteiros Marcelo Tas, sempre inteligente em suas colocações, e Camila Menezes, jornalista e filha do técnico do Corínthians, Mano Menezes.


O diretor geral para o Google Brasil, Alex Dias, afirmou o que outros palestrantes também colocaram: “Se a sua empresa não integra uma rede social, saiba que os consumidores já falam dela por lá”. Essa é uma realidade à qual muitas empresas resistem e elas precisam acordar para a realidade. Os números por ele apresentados são astronômicos: 1,6 bilhões de pessoas já estão conectadas no planeta e a cada ano ingressam mais 300 milhões. O Orkut no mundo já conta com 60 milhões de perfis, sendo metade – pasme! – no Brasil. Mais extraordinários ainda são os números do Facebook, que conta hoje com 300 milhões de usuários no mundo, tendo aumentado em 100 milhões apenas nos últimos 5 meses. Os perfis do Facebook no Brasil somam ainda 1,3 milhões, números que porém aumentam enormemente a cada dia.



O sucesso dessas novas mídias está na interatividade e em permitir ao consumidor falar o que pensa. Mas todos os palestrantes colocaram que as empresas precisam ter estratégias inteligentes de comunicação com seus clientes e usuários, com base na criatividade voltada para a funcionalidade. Segundo Alex Dias, “a boa notícia é que ainda estamos no começo dessa onda”. Isso é uma vantagem também porque permite melhor monitoramento das ações. Mesmo assim, muitos blogs já influenciam bastante os padrões de consumo. E percebe-se claramente que toda a mídia está, aos poucos, migrando para o online. Um exemplo interessante é o percentual de pessoas que assiste aos telejornais das redes americanas. Em 1990 eram 30%, hoje apenas 16%, “roubados” pelo Youtube, outra mídia que cresce absurdamente. Hoje, um comercial de TV é apenas uma alavanca para a busca de mais informações, na maioria das vezes procuradas... na Internet. Em todo o mundo, o consumidor está cada vez mais exigente, uma característica que afeta todas as classes. Todas as novas mídias tendem a estar sempre mais presentes nos celulares, que, segundo uma pesquisa da China Mobile, 91% dos usuários costumam manter a menos de 1 metro de distância, as 24 horas do dia.




O depoimento de Camila Menezes, filha do técnico corintiano Mano Menezes e jornalista responsável pelo perfil dele no Twitter, foi marcado pela sinceridade e objetividade. Ela revela que seu trabalho foi bem planejado e que o Twitter foi escolhido por ser a ferramenta mais simples e direta de comunicação com os torcedores do time. O blog foi considerado inadequado e, quanto ao Orkut, todos os perfis de Mano Menezes são falsos...


Sem a ajuda de manobras como o Script para angariar seguidores e contando apenas com campanhas promocionais, em apenas quatro meses o perfil de Mano Menezes alcançou o primeiro lugar no Brasil, com mais de 900 mil seguidores. Recentemente, ele perdeu por Luciano Huck, o que não foi problema para Camila, pois sua meta não é o número de seguidores, mas um meio de comunicação direta de Mano com o torcedor. Ela brinca: “Graças a Deus, perdemos para um corintiano”. Um detalhe interessante é que, muitas vezes, a mídia convencional vai buscar notícias no próprio Twitter. Camila cita como exemplo o dia em que a televisão divulgou que Mano estava em sua sala “tomando chimarrão”, informação dada por ele de brincadeira no Twitter.



Um assunto muito importante tratado no seminário foi a questão do monitoramento de comunidades, que está em fase embrionária, mas exige muitos cuidados, pois as redes sociais são repletas de consumidores influenciando outros consumidores. O melhor caminho seria conhecer bem o perfil de cada seguidor, seus hábitos e contatos. Nesse aspecto, um texto pode ser lido por apenas dez pessoas, que porém são seguidas por dez mil... De preferência e dependendo de cada área empresarial, as mídias sociais não devem ser utilizadas para vender produtos, mas para divulgá-los ou promovê-los. É também preciso ter o cuidado de não “plantar” opiniões, como fez um sujeito que declarou em seu twitter que comeu um pão com uma certa margarina e por isso seu dia ficou mais feliz... Toda mentira tem perna curta e se for descoberta pelo usuário pode denegrir a marca.



Carlos Arthur Werner, diretor de marketing da Samsung, diz que as empresas devem experimentar as redes sociais até encontrar a “pepita de ouro”, que pode às vezes partir de uma sugestão dos consumidores para atualizar algum produto ou estratégia, por exemplo, fazer testes online antes de mudar um logo ou o visual de um produto.


Foi frisada também a importância da comunicação interna nas empresas, que deve ser regida pelo bom senso e acompanhada por constante orientação.



O Twitter foi a vedete do seminário, o que provocou também um alerta de Sérgio Gordilho, da agência África, e de outros palestrantes. Para eles, por exemplo, as empresas só devem ter perfil no Twitter se puderem ou estiverem dispostas a ter uma relação totalmente aberta e transparente com seus clientes. Os bancos, por exemplo, estão sujeitos a uma legislação severa e possuem informações confidenciais. Outras empresas, como as operadoras e todas as campeãs de reclamações, devem primeiro melhorar seu relacionamento com os clientes antes de se lançar nas mídias sociais, pois poderão ter muita dor de cabeça. Roberto Aloureiro, da Tecnisa, afirma que “é melhor ficar calado do que dizer besteira”. A partir do momento que a empresa gera um relacionamento, não adiantam respostas evasivas.




Os princípios mais frisados durante o seminário foram sinceridade, honestidade e transparência, aliás bem colocados por Marcelo Tas. No Twitter tudo vem à tona, seja o que as pessoas falam de bom ou de ruim. É necessário saber lidar com as informações e ter sinceridade, esclarecendo, por exemplo, que é impossível responder a todos dentro de um volume enorme de contatos. Marcelo mostra a enorme repercussão do Twitter ao dizer que quando ele surgiu virou notícia, mas hoje a notícia é as pessoas saírem no Twitter, como foi falado no Fantástico sobre um artista global.


Marcelo se preocupa com a liberdade de expressão nas redes sociais, liberdade que é natural nessas mídias, mas que vem sendo ameaçada mais ou menos veladamente por alguns políticos.

Todas as discussões do Seminário podem ser vistas no blog da INFO, inclusive os podcasts já estão disponíveis. Já pensou numa coisa dessas há uns dez anos?...

Fonte: http://blog.araguarieventos.com.br/

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Empresas indianas reforçam segurança

Reuters
Terça-feira, 22 de setembro de 2009 - 07h54


Indianos rezam em frente ao Tah Mahal: ataques a Mumbai incentivaram o governo a expandir os serviços da Cisf, treinada para proteger importantes elementos de infraestrutura como aeroportos e usinas de energia.

MUMBAI - Quando a Infosys Technologies contratou forças paramilitares para proteger o amplo complexo que lhe serve de sede em Bangalore, alguns observadores disseram que se tratava de um exagero.


Mas desde os ataques contra Mumbai no ano passado, os exportadores de software indianos reforçaram sua segurança devido à preocupação com a possibilidade de que os militantes possam tomar como alvo as sedes de empresas vistas como símbolos do sucesso econômico do país, com o objetivo de desestimular investidores estrangeiros.

Entre os principais interessados na contratação de forças paramilitares pesadamente armadas estão as empresas de Bangalore, o Vale do Silício indiano e centro do setor de terceirização de serviços de informática do país, que movimenta 60 bilhões de dólares anuais e oferece serviços como criação de software e gestão de redes de computadores e centrais de assistência telefônica.


"As empresas indianas de tecnologia da informação são os porta-estandartes da próspera economia do conhecimento indiana. Isso as torna alvos de alto valor econômico, com identidade mundial", disse o diretor de pesquisa na divisão indiana da Economist Intelligence Unit, Manoj Vohra.


"Qualquer ataque contra elas não só prejudicaria os interesses comerciais da Índia como faria com que essa mensagem de ameaça se espalhasse com mais rapidez pelo mundo."


A Infosys Technologies, que tem ações cotadas na bolsa Nasdaq, no mês passado se tornou a primeira empresa do setor privado a obter proteção da Central Industrial Security Force (Cisf), uma força paramilitar treinada pelo governo, em suas elegantes instalações, em Bangalore, que abrigam cerca de 20 mil funcionários. Mais de 80 empresas, entre as quais o grupo de tecnologia da informação Wipro, são potenciais candidatas a proteção pela Cisf.


Os ataques a Mumbai incentivaram o governo a expandir os serviços da Cisf, treinada para proteger importantes elementos de infraestrutura como aeroportos e usinas de energia, e torná-los acessíveis a empresas do setor privado, com o objetivo de acalmar investidores preocupados.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Google venderá livros “físicos”



A Google fechou uma parceria com a empresa On Demand Books, para poder comercializar livros impressos que estão disponíveis no Google Books e caíram em domínio público ou seja a Google poderá comercializar estes livros sem ter que pagar direitos autorais.

A ideia é realmente brilhante, você chega em uma loja e o livro é impresso na hora pelo Espesso Book Machine, uma máquina que custa 100 mil dólares que imprime um livro completo com cerca de 300 páginas em apenas 4 minutos, o custo por livro? Apenas 3 doláres cada, a empresa ainda recomenda que o livro seja vendido para o consumidor final pelo valor de 8 dólares cada, com parte sendo repassada a própria On Demand Books e é claro a Google, que já soltou uma nota que pretende doar parte do dinheiro arrecadado a uma instituição de caridade (Dalé Google!).

Fonte Tecnoblog

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Invenção suíça permite recarregar celular com calor do corpo do usuário

O inventor Wulf Glatz ganhou prêmio de companhias elétricas nesta quarta.

Invento é capaz de transformar o calor corporal em corrente elétrica.
 


Recarregar o telefone celular com o calor do corpo de uma pessoa pode se tornar realidade muito em breve graças a uma invenção que venceu nesta quarta-feira (16) o prêmio "Swisselectric Research Award 2009", concedido pelas companhias elétricas da Suíça.

O inventor, Wulf Glatz, um cientista de 35 anos da Escola Politécnica Federal de Zurique, uma das mais tradicionais da Europa, desenvolveu um gerador que transforma o calor em uma corrente elétrica.

Para isso, utiliza a diferença de temperatura entre a fonte de calor e a do ambiente, o que não gera emissões de gases poluentes.

Estes geradores podem ser instalados, por exemplo, nos apartamentos, para produzir eletricidade através do calor emitido pela calefação central.

Do mesmo modo, poderiam alimentar a parte eletrônica de um automóvel graças ao calor do motor, o que renderia uma economia de 10 % de combustível.

Além disso, o processo de fabricação destes geradores é dez vezes mais barato que o do modelo mais comum.

O "Swisselectric Research Award" premia o ganhador com 25 mil francos (pouco mais de R$ 43 mil), e reconhece a cada ano o trabalho de um cientista que tenha contribuído para o avanço de pesquisas sobre eletricidade.

Fonte: Globo.com

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Assista a filmes nos óculos de sol Wrap 310, da Vuzix


Demorou, mas finalmente chegou um charmoso óculos de sol capaz de exibir vídeos. O dono dessa estreia é o Wrap 310, da Vuzix. Segundo o fabricante, ele pode mostrar imagens de alta resolução em 55 polegadas.

A empresa não explica como ele consegue esse feito. Mas, sabe-se que um par de pilhas alcalinas é suficiente para energizar o bonitão, que também é capaz de mostrar formatos 3D. De acordo com a Vuzix, o Wrap 310 pode ser conectado a Blu-ray player, iPod e iPhone, entre outros dispositivos de reprodução de vídeos. ,

Data para chegada ao mercado e preços ainda não foram divulgados.

Postado por - Talita Abrantes Rodrigues - 17/09/2009
Gadgats Info

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Telefônica se defende de processos movidos pelo Procon-SP

Por Redação do IDG Now!
Publicada em 15 de setembro de 2009 às 17h06

Companhia diz que já tomou todas as medidas para evitar panes e atender demanda de banda larga, principais motivos da atuação do órgão de defesa.
A Telefônica disse que já tomou todas as providências necessárias a respeito das cinco panes que levaram aos processos administrativos iniciados pelo Procon-SP contra a companhia nesta terça-feira (15/9).

Ao final de cada processo administrativo instaurado pelo Procon, a Telefônica poderá ser multada em até 3,2 milhões de reais, levando a uma multa total de até 16 milhões de reais.

Em comunicado, a operadora afirmou que até a tarde desta terça-feira não havia recebido comunicação oficial destes processos, mas garantiu que prestará todas as informações necessárias ao órgão.

A Telefônica afirmou que, como principal medida para solucionar problemas como a pane no serviço de banda larga Speedy, ocorrida em julho, “duplicou capacidade de resolução dos servidores DNS e da saída internacional de internet”.

Já sobre os problemas na telefonia fixa ocorridos em 9 de junho e 8 de setembro deste ano, a Telefônica declarou que, no primeiro caso, o problema ocorreu em função de um erro humano cometido pela equipe de um fornecedor de serviços. No segundo, um de seus fornecedores informou que descargas elétricas ocorridas naquele dia de forte tempestade afetaram o funcionamento de três equipamentos de sinalização da rede de voz da Telefônica.

“Em ambos os casos, a empresa já informou que dará desconto aos clientes das regiões afetadas, de acordo com o que determina a regulamentação vigente”, afirmou em comunicado.

A Telefônica disse ainda que trabalha na conclusão de um acordo com o Procon em relação a melhorias no relacionamento com os seus clientes, o que já teria resultado numa redução de 36,6% do número de chamadas para o call center técnico e a queda no próprio volume de reclamações sobre serviços da Telefônica no Procon-SP, de 47,3%.

O Procon-SP ressalta que outras sanções previstas no artigo 56 do Código de Defesa do Consumidor também podem ser aplicadas e que a Telefônica terá assegurado o direito a ampla defesa.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

[TV Digital] – A realidade virtual segundo a Nokia

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Impressionante como a visão de certas empresas com o futuro de toda tecnologia é parecido com o que sempre sonhamos quando pequenos vendo aqueles filmes futuristas, a parte boa de ver isto hoje é que podemos sem medo algum acreditar que não estamos muito longe de toda esta realidade ou ficção, e a Nokia criou um vídeo chamado Nokia Mixed Reality onde aparelhos da própria fabricante (que não existem, exceto pelo N97 que aparece logo no começo do vídeo) são utilizados para não deixar a moça do comercial fora um só instante do mundo conectado, confeso que já conheço gente assim, que não desgruda de um ponto wi-fi por nada, mas com estes tipos de gadgets nunca vi.

A grande pergunta é, até que ponto poderemos utilizar a internet a todo tempo sem nos tornamos escravos ou dependentes dela?

Fonte Time is Over

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Inscrições abertas para Hackers no TSE


Sem nada para fazer? Que tal se inscrever no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para tentar atacar os sistemas que controlam as urnas eletrônicas brasileiras?


Isso mesmo. O TSE abriu nesta sexta-feira(11) inscrições para pessoas que queiram contribuir à segurança das próximas Eleições. Mas, não basta chegar ao orgão com a cara e a coragem e tentar hackear o equipamento.

Para ser um “investigador”, como o TSE chamará os voluntários, é necessário apresentar um plano de ação, em um formulário específico do tribunal, descrevendo todo os procedimentos e os equipamentos que pretende usar para quebrar a segurança das urnas. O plano será analisado e, se aprovado pelo Tribunal, poderá ser colocado em prática. O resultado dos planos aprovados pelo órgão sai no dia 26 de outubro, no Diário Oficial da União.

O “investigador” terá a disposição equipamentos fornecidos pelo TSE para realizar a operação como: material de escritório, máquinas com Linux e Windows, impressoras, ferramentas e softwares que não sejam proprietários. também será neecessário assinar um termo se comprometendo a repassar todos os detalhes do procedimento de tentativa de quebra da segurança da urna mesmo que não tenha obtido êxito na tarefa.

Segundo o TSE, as melhores contribuições serão premiadas.

Para mais informações acesse o site do TSE.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Projeto do trem-bala prevê transferência de tecnologia

Por Vicente Abate, diretor do comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL 2009

São Paulo. As ações necessárias para tirar o projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) brasileiro do papel já estão em velocidade compatível com o próprio trem, tanto por parte do governo federal bem como das indústrias nacionais e internacionais envolvidas em sua construção. O governo acaba de divulgar a modelagem econômico-financeira da concessão, que se estenderá por 40 anos.

Os próximos passos, já definidos, indicam o lançamento do edital do leilão de concessão para outubro de 2009, recebimento das propostas em janeiro de 2010 e a contratação do consórcio vencedor em junho de 2010. Talvez isto ainda não seja suficiente para os críticos de plantão, mas o que vemos é o engajamento das partes envolvidas no projeto para que o nosso trem-bala seja uma realidade dentro de pouco tempo.

Além de oferecer à população um transporte coletivo com segurança, conforto, rapidez, economia e pontualidade, que se traduz em maior mobilidade, a adoção do TAV vai inserir o Brasil no rol dos países desenvolvidos que privilegiam o transporte sobre trilhos, por conhecerem sua eficiência energética e amigável em relação ao meio ambiente. Para termos uma ideia da eficiência e rapidez do tipo de transporte, o TAV tem resposta energética nove vezes maior a do avião e quatro vezes superior à do carro. Na prática, a viagem entre Rio e São Paulo levará uma hora e 33 minutos no serviço expresso (sem paradas), e uma hora e 4 minutos entre Campinas e São José dos Campos. Além disso, o trem-bala ocupa, em termos de largura da via, um terço da área necessária para a rodovia e pode transportar até 360 mil passageiros por dia.

O Brasil, atual oitava economia do mundo e aspirante à quinta colocação no curto prazo, não poderia deixar para mais tarde esta decisão. Veja o motivo: a extensão atual de linhas de alta velocidade no mundo alcança hoje 10 mil km e há 8,7 mil km em construção e outros 14 mil já planejados.

Outro governo que também estará investindo neste modelo de transporte é o norte-americano, que lançou recentemente as bases para a implantação do trem de alta velocidade em vários corredores do País, principalmente nas duas costas. Serão trechos que variam entre 160 e 960 km, faixa de distância em que se extraem as maiores vantagens econômicas deste modo de transporte. Será também revitalizada a única linha ferroviária de alta velocidade existente, entre Washington e Boston, passando por Nova York. Vale ressaltar a aprovação da população da Califórnia, ao referendo feito pelo governo, para a construção de 1,2 mil km de linha ferroviária para trem de alta velocidade ligando Los Angeles e San Francisco.

No Brasil, a linha do TAV entre Rio de Janeiro, São Paulo e Campinas terá uma extensão de 511 km, que é similar às extensões iniciais implementadas por Japão, França, Espanha e China. Também já está aprovado no Plano Nacional de Viação um trecho subsequente, que inclui ligações da cidade de São Paulo com Belo Horizonte e Curitiba.

Outro fator importante do nosso TAV é a obrigatoriedade da transferência de tecnologia, por parte da empresa vencedora do leilão, a uma outra que será criada pelo governo, o que possibilitará a absorção e retenção desta tecnologia aqui no País para projetos futuros. Em relação à tecnologia propriamente dita, não há qualquer restrição, já que foi estabelecida a carga por eixo do projeto, o que significa que qualquer uma das duas tecnologias disponíveis - seja a de tração distribuída ou a que utiliza locomotivas para tracionar o trem - poderá ser ofertada.

Como se observa, o transporte sobre trilhos, seja convencional ou de alta velocidade, é uma opção explorada em todos os centros desenvolvidos do mundo. As bases para a concessão de um serviço de transporte ferroviário dos mais modernos existentes no mundo estão lançadas. Trata-se de um projeto de Estado, não de um governo. Com isso todos sairão ganhando.

Vicente Abate é diretor do comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL 2009

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Internet no Brasil,é bem utilizada?

Hoje em dia que tem 30 anos se lembra que quando era criança,não tinha acesso a Internet as opções para,se comunicar com outras pessoas era básicamente,(Cartas ou Telefone).Mas por outro lado aquele adolescênte brasileiro que tem 15 anos de idade,mal pode imaginar sua vida sem Orkut e MSN Internet .O ano de 2009 é o “Ano da popularização da internet no Brasil”

Brasileira lendo seus e-mails

Várias pessoas de todas as idades e classes sociais,estão conectadas de algum modo á Internete,seja por Lan Houses,telecentros ou em casa,mas não se enganem isso não quer dizer,que todos os Brasileiros tem acesso,mas esta melhorando,o governo e as empresas privadas,estão criando novos meios para as pessoas mais pobres,terem acesso a Internet,como usar a Interntet via rede elétrica ou BPL (Broaband Powerline) ou WiMesh(Internet sem fio ).No nosso país a febre são as redes sociais,mas o jovem Brasileiro acha que internet é só Orkut e MSN,não estão aproveitando todos os recursos,como ferramentas do Google(O google não se resume a Oktut,pode acreditar!!!),video aulas grátuitas e etc.Em pesquisas mostrasse que o Brasíl é o 5° pais,que esta mais conectado no mundo,mas será que é o 5° tratando-se de utilizar,a Internet para algo útil?

Por Marcos Araujo (Zoom Digital)

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Impressora 3D é capaz de se auto-reproduzir!

RepRap lança mão de plástico derretido para esculpir objetos

Link citado na matéria:
RepRap

Que tal uma impressora que imprime a ela mesma? Esta é a proposta da RepRap, uma máquina que, ao invés de utilizar tinta e papel, lança mão de plástico derretido para construir objetos. Ela é capaz de "imprimir" objetos reais. É que o plástico é sobreposto, camada após camada, até tomar a forma que o usuário quiser. E dessa forma, dá pra fazer vários objetos úteis para o seu dia-a-dia.

Essa tecnologia já existe por aí, mas o modelo mais barato do mercado custa cerca de 30 mil dólares. Já a RepRap segue os princípios do Movimento do Software Livre e a idéia é que essas impressoras possam se reproduzir – ou seja, uma impressora consegue, literalmente, imprimir uma outra igual a ela. Dessa forma, o único custo é o da matéria-prima – algo em torno dos 500 dólares. Todo o projeto está disponível na internet, assim como os softwares que gerenciam a máquina.

Se você gosta de bancar o Professor Pardal e quer ter uma impressora 3D na sua casa, é só clicar no link, acima desse texto. Você será direcionado para a página da RepRap e encontrará toda a informação necessária para construir a sua própria máquina.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Crise gerou novas fusões, com novos desafios para a integração de TI

Por: Roberta de Matos Vilas Boas
07/09/09 - 15h18
InfoMoney

SÃO PAULO - Com a crise econômica, novas fusões e aquisições entre as empresas ocorreram, sendo que mais da metade destes movimentos foi no setor financeiro, como Itaú e Unibanco ou Santander e Banco Real, por exemplo.

Porém, quando grandes e complexas empresas se unem, é necessário fazer um alinhamento de culturas, de sistemas e da infraestrutura de TI (Tecnologia da Informação). Mas, se os desafios já são grandes quando a situação econômica é estável, em um período de crise eles se multiplicam e aumentam a pressão para conseguir vantagens de agilizar as operações.

Integrando a TI
Embora a velocidade tenha uma importância grande para garantir o rápido progresso da nova empresa, muitas não conseguem gerar o resultado esperado por não abordarem o custo da operação, a duração para unir os processos e os riscos envolvidos.

Para o CEO da GFT Ibéria, Carlos Eres, para obter o sucesso esperado em uma movimentação tão complexa, é necessário considerar que cada etapa da integração deve ser acompanhada e avaliada por um comitê composto por representantes de ambas as empresas, o que envolve áreas de Auditoria, Finanças, Recursos Humanos, Informática, Instalações, Marketing e Segurança.

"O primeiro passo dessa metodologia deve ser o planejamento, que se inicia antes da fusão ou aquisição, permanecendo ao longo de todo o processo, mesmo após o negócio ter sido fechado. Pesquisas apontam que as empresas que estabelecem políticas eficazes de gestão da integração pré e pós-fusão aumentam suas chances de sucesso em torno de 50%", explica.

A partir dessa parte, o CEO explica que é necessário um alinhamento eficaz, por meio de um plano que determine a melhor forma de integrar as partes e adaptar as estruturas, culturas e sistemas. "Partindo para a última etapa, a identificação das mudanças e o foco no que realmente é prioridade se tornam os divisores de águas para o sucesso ou o insucesso de uma integração", diz.

Eres lembra que o sucesso empresarial está ligado a uma integração bem sucedida de TI, resultando em um êxito organizacional e no retorno econômico esperado.

INFOMONEY

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

DM9DDB pede desculpas por campanha com referências a 11 de setembro


Presidente da agência brasileira publica carta com desculpas por comercial que provocou polêmica nos EUA depois de circular na internet.

O presidente da agência DM9DDB, Sérgio Valente, publicou hoje uma carta no site da empresa em que pede desculpas pela campanha que criou polêmica nos EUA e na internet. O filme publicitário em questão, criado pela agência para a ONG internacional WWF, mostra vários aviões caindo sobre a ilha de Manhattan, numa referência direta aos ataques que derrubaram as Torres Gêmas em 11 de setembro de 2001. O texto do filme diz: “O Tsunami matou cem vezes mais pessoas que o 11 de setembro. O planeta é brutalmente poderoso. Respeite. Preserve”.

O assunto ganhou repercussão pelo fato de o vídeo, que teria sido feito em dezembro de 2008, ter aparecido no YouTube na terça-feira (2/09). A pedido da DM9DDB, o portal de vídeos retirou o material da internet, mas é possível assisti-lo em outros sites, como o Creativity.

Na carta, Valente diz que o comercial foi feito por um grupo de jovens profissionais da agência para enfatizar a força da natureza.
“Reconhecemos que esses – anúncios e filme – jamais deveriam ter sido aprovados por alguém nesta agência, nunca deveriam ter sido propostos ao cliente, veiculados em qualquer lugar ou sido submetidos a prêmios”.

Veiculada uma só vez
O publicitário continua dizendo que “essas peças publicitárias, ainda que veiculadas uma única vez em veículos locais, acabaram por gerar consequências globais que mostram que o alcance de uma peça publicitária já não é mais local”.

“Em nome da DDB Brasil, reafirmo que esses anúncios não refletem a posição nem o pensamento da agência no que diz respeito aos acontecimentos de 11 de setembro. Ao cliente e a todos os que sentiram direta ou indiretamente ofendidos por essa campanha, em meu nome e em nome da agência, peço as mais sinceras desculpas.”

Internet
Assim que circulou na internet, o filme provocou grande repercussão na mídia americana e na internet. Veículos como o The New York Times, a revista Advertising Age e o blog The Huffington Post, um dos principais da área política dos EUA, entre outros, fizeram reportagens a respeito.

A campanha foi inscrita pela DM9DDB no Festival Festival Internacional de Publicidade de Cannes, mas não chegou a ser incluída entre as finalistas do festival.

A empresa foi eleita em 2009 a Agência do Ano nesse festival de propaganda, o mais prestigiado do mundo.

Procurada pelo IDG Now!, a agência preferiu não dar entrevista.

YouTube discute com estúdios locação de filmes

Site de vídeos se reuniu com Lions Gate Entertainment, Sony Pictures e Warner Brothers, diz fonte

São Francisco. O site de vídeos YouTube negocia com vários grandes estúdios a possibilidade de alugar filmes para seus usuários na Internet, segundo informou uma fonte próxima às negociações na quarta-feira (2). O YouTube, que é controlado pela gigante de buscas Google, se reuniu com a Lions Gate Entertainment, a Sony Pictures -- uma unidade da Sony -- e com a Warner Brothers, da Time Warner, para discutir a locação de filmes online, disse a fonte.

Os filmes ficariam disponíveis para locação no site, com cobrança de uma taxa, em um sistema de locação semelhante ao do iTunes, da Apple. Seria a primeira vez que o site mais popular de vídeos do mundo cobraria usuários para assistir seus vídeos. O YouTube atualmente fornece vídeos gratuitamente, sustentando-se com publicidade.

"Esperamos poder ampliar tanto nosso ótimo relacionamento com os estúdios como a seleção e os tipos de vídeos que oferecemos à nossa comunidade", disse o porta-voz do YouTube, Chris Dale.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Divórcio via internet é aprovado no Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira, 02/09, projeto que permite realizar a separação entre casais por meio da internet. A aprovação foi terminativa e tornará os processos de separação judicial e divórcios consensuais mais rápidos.

Segundo a relatora da matéria, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), a proposta autoriza que os cônjuges possam dar entrada aos processos sem precisar a ir a um fórum ou cartório.

Além da separação judicial e divórcio por internet, a lei também normatiza a partilha dos bens comuns, a concessão da pensão alimentícia e a regularização dos nomes dos cônjuges.

O projeto ainda precisa da aprovação da Câmara e da sanção do presidente da República para entrar em vigor.



Fonte: Olhar Digital

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Grave vídeos 3D na sua casa!

Assista ao passo-a-passo de como fazer seu conteúdo audiovisual em 3D

Na semana passada mostramos o novo canal do Youtube exclusivo para vídeos em 3 dimensões, ta lembrado? Ensinamos, também, como produzir os seus próprios óculos 3D. E conforme prometemos, agora vamos mostrar um passo-a-passo de como produzir o seu próprio conteúdo audiovisual em 3 dimensões.

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Kimberly-Clark adotará Netbooks

Paula Zaidan 31/08/2009

Com faturamento de R$ 2 bilhões em 2008, a indústria de bens de consumo Kimberly-Clark trocará os PDAs por netbooks, usados pelos promotores de vendas. A empresa não divulgou o fornecedor, mas encerrará a prova de conceito na primeira semana de setembro.

“Hoje, os PDAs não atendem certas necessidades desses profissionais. Eles utilizam ferramentas de vendas que são melhores acessadas em um netbook, a exemplo do Power Point e planilhas”, explica Paulo Biamino, gerente de informática da companhia em entrevista exclusiva a Decision Report.

A solução também facilitará a integração com o sistema de gestão SAP, que hoje está na versão 4.6c e migrará para a 6.0 a partir de abril de 2010. “O upgrade permitirá, ainda, o gerenciamento do Centro de Distribuição, localizado em Mogi das Cruzes, Interior de São Paulo. Na versão atual, seria inviável gerenciar o CD utilizando o módulo WMH. ”, diz Biamino.

O executivo afirma que essas ações fazem parte do planejamento de TI para os próximos cinco anos. O período está alinhado com o business plain da companhia, revisado anualmente. A TI suportará a continuidade do negócio que assistiu um crescimento de 250% entre os anos de 2003 a 2009. “Um dos alavancadores dessa expansão foi a joint venture com a Klabin Kimberly. Hoje, os sistemas das duas companhias estão totalmente integrados e é uma única empresa”.

Para tanto, Biamino afirma que o planejamento de TI para os próximos anos contempla inovação, desde que faça sentido e acompanhe o perfil da organização. “Há momentos que o CIO vira dono de pastelaria outros segue o caminho da futurologia. Tudo depende da maturidade da empresa. Hoje, não adianta falar em Cloud Computing na Kimberly-Clark porque a questão da segurança é restritiva”, conclui.

Fonte: Decision Report